Comusa retoma calendário de reuniões
O Conselho Municipal de Saúde (Comusa) realizou na noite de ontem (10) a primeira reunião do ano. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Comerciários. A pauta de votação era bastante extensa, em função do período de recesso dos conselheiros: a última reunião havia sido realizada na metade de dezembro.
O que não faltou foi assunto. Em mais de duas horas de encontro, os conselheiros discutiram sobre o contrato de prestação de serviço assinado entre a prefeitura e o Hospital de Azambuja, demanda de exames e cirurgias feitas com o custeio da prefeitura em unidades daqui e de outros municípios.
A presidente do Comusa, Sueli Lauritzen, cobrou o fato de o Conselho não ter sido informado a respeito da renovação do contrato com o hospital. “Tínhamos que fazer, ou correríamos o risco de perder recursos importantes para o setor, em função disso. A função do Conselho é de fiscalizar”, disse a secretária municipal de Saúde, Cida Belli.
A forma de agendamento e autorização de exames e outros serviços que não existem ou não podem ser feitos em Brusque, necessitando ser encaminhados a outras cidades, também foi abordada. Coube à responsável pelo setor de planejamento da secretaria de Saúde, Miriam Sasse Schaefer, apresentar um relatório sobre o setor. As famosas filas de espera, segundo ela, vêm diminuindo consideravelmente.
Outra discussão que tomou conta do encontro disse respeito à atuação da vigilância sanitária. Principalmente no que se refere á fiscalização do Sistema Municipal de Água e Esgoto (Samae). Não há, de acordo com os conselheiros, profissional capacitado para atuar no sentido de verificar se a água do município está sendo realmente tratada com qualidade.
A sugestão, já apresentada em reuniões anteriores, foi para que se realize uma conferência para discutir o assunto. Sueli Lauritzen abordou ainda a questão que envolve a saída das irmãs da Divina Providência, citando a importância do tratamento fitoterápico realizado por uma delas. A sugestão foi que o Comusa tente buscar uma maneira de mantê-las em Brusque.


