(VÍDEO) Polícia simula ação contra atentado em escola de Brusque

Viaturas da Polícia Militar posicionadas no entorno do Colégio Santa Terezinha, no bairro de mesmo nome, em Brusque, sons de tiros, explosões e gritos. Na rua de frente da escola, policiais descem da viatura em formação para entrar na escola. O cenário, que poderia ser de uma operação policial, nesta quinta-feira (11), foi parte de um treinamento realizado por policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT).
Ao todo, 16 policiais participaram do simulado, a primeira atividade externa do tipo praticada pelo grupo. De acordo com o soldado Carlos Alberto Bernardon, um dos instrutores da atividade, até conseguir o espaço, as atividades eram realizadas dentro do próprio 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A escolha do colégio, afirma, é parte de um projeto da PM voltado à segurança nas escolas e o histórico recente de casos de atiradores ativos neste tipo de ambiente.
“A grande maioria dos colégios, o layout é bem semelhante uns aos outros, possuem rampas, possuem um andar superior, são extensos, salas grandes. Com isso, nós precisávamos de apenas um colégio, com isso conseguimos fazer um treinamento efetivo e nos adaptar para a realidade dos colégios da nossa cidade”, descreve.
O uso de áreas externas para treinamentos, afirma, costuma ser menos recorrente, em função da disponibilidade de estrutura no 18º BPM. “Conforme vai surgindo a necessidade a gente vai adequando e escolhendo um local para atividade externa e até fazendo uma avaliação de risco”.


