O desfile cívico que aconteceu na última sexta-feira (10), em Guabiruba, foi alvo de críticas, elogios e sugestões durante a sessão da Câmara de Vereadores, ocorrida na noite de terça-feira (14). O principal motivo foi o horário – tanto o que iniciou o evento, quanto do tempo de duração.
O primeiro a tocar no assunto foi o vereador Haliton Kormann (PMDB), que sugeriu à Prefeitura de Guabiruba para que, no próximo ano, verifique as condições de temperatura e, se for necessário, altere o período da realização do desfile, de manhã para a tarde. “Em todo o ano, o desfile é de manhã e a gente sabe disso. Mas nesse ano fez muito frio, então tem que prever para os próximos desfiles, se fizer frio assim, porque as mães pediram para que coloquem o desfile à tarde, 13h ou 14h”, completa.
Assim como Kormann, o vereador líder da oposição, Jaime Luiz Nuss (PMDB), comentou no plenário sobre o desfile. Apesar de também elogiar a organização do evento, ele acredita que o prefeito de Guabiruba, Matias Kohler , foi quem atrapalhou o acontecimento. “Pela demora excessiva do discurso dele, quase uma hora falando ali e as crianças esperando pelo início do desfile. Eu acho que foi uma falta de respeito, inclusive, com as mães e as crianças, principalmente da creche, que sofreram demais com o frio naquele dia”, afirma.
Para o vereador líder do governo, Cristiano Kormann (PP), a crítica foi descabida. “Eu vejo de muita ignorância criticar o desfile dos alunos das escolas do município”, pontua. “Eu acho que não temos motivos para criticar isso”, acrescenta.
Sobre a temperatura baixa durante o evento, o líder do governo defende que em todas as edições, os eventos foram feitos no período matutino. “Em outros anos não foram diferentes como este ano. Acho que procuram muitos motivos inúteis para criticar o que vem sendo feito pela administração”, rebate o vereador.



