A 3ª Semana de Saúde Bucal acontece até sexta-feira (17) em Guabiruba. Com iniciativa do Poder Legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Eilert dos Santos (PT), fez uma indicação na noite de terça-feira (14) para que haja “escovódromos” nas escolas da Rede Municipal de Ensino, bem como a escovação supervisionada.
O segundo parlamentar a se pronunciar, Santos explica que a adequação serve para diminuir os índices de cárie e doença periodontal, além de prevenir doenças bucais nas escolas municipais. “Escovódromo é o local em que as crianças podem fazer a escovação. É importantíssimo ter um local apropriado para escovação dental. Eu também inclui nessa indicação um amplo projeto de lei para que seja instituída no município a escovação supervisada”, completa.
A escovação supervisionada é quando há um profissional – seja um diretor, coordenador – para a orientação na hora de escovar os dentes. “A gente sabe que é um investimento para o munícipio, mas a gente também enxerga que a cada um real que é investido na prevenção, a gente economiza dois, três, quatro e às vezes até cinco, porque o tratamento odontológico é muito caro e para o município manter também”, avalia.
Os 4º e 5º anos da rede municipal de ensino de Guabiruba estão envolvidos até sexta-feira com a III Semana de Saúde Bucal, cujo objetivo é reforçar a importância do cuidado com os dentes, que passa pela correta higienização. Além de receberem kit com escova, creme e fio dental, os alunos ouvem dicas do profissional dentista e interagem com a escova em formato de boneco.



