Associados da ACIBr – Associação Empresarial de Brusque, que participam do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, estiveram reunidos na terça e quarta-feira, 19 e 20 de junho, para o terceiro módulo do curso, que abordou o tema ‘Planejamento e Controle Financeiro’, com o professor Antônio Jorge Martins.
Estratégia e valoração do negócio, visão geral dos custos e do investimento em capital de giro da empresa, fontes de financiamento, estrutura de capital e gestão do crescimento de um negócio, estavam entre as pautas abordadas no encontro, que teve como objetivo principal, dar uma visão ampla sobre a importância do planejamento para qualquer atividade empresarial.
“A valoração do negócio como um todo é uma das principais armas que vem sendo utilizadas pelas empresas e que tende a se fortalecer, para que essas mesmas empresas façam frente aos desafios de competitividade. O foco de qualquer negócio hoje, seja ele pequeno, médio ou de grande porte, é efetivamente fazer frente aos movimentos de competitividade. De modo geral, precisamos fazer com que as pessoas e as empresas se preocupem com os pontos mais relevantes que devem ser monitorados e transformados em indicadores, no sentido de acompanhar uma evolução que foi planejada e precisa ser executada”, salienta o professor Martins.
O gerente geral da Bruscon, Luiz Filipe Ramos, é um dos 53 alunos do programa e avalia como positivos os ensinamentos e a troca de experiências possibilitados durante as aulas. “O que estamos aprendendo aqui, tentamos aplicar na empresa de forma imediata. Apesar de ser apenas o terceiro módulo, já foi possível executar bastante coisas que sem dúvidas, irão contribuir para o melhor gerenciamento e crescimento da empresa. O programa está sendo muito interessante e vale a pena o investimento”, considera Luiz Filipe.
Para o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter a entidade está muito satisfeita com o andamento do Programa de Gestão e Vivência Empresarial. “Estamos felizes com o feedback que estamos tendo de nossos associados que frequentam o PGVE. Os assuntos são pertinentes e os professores são de grande qualidade. Conseguem aliar a parte teórica com a prática e está sendo possível tirar bastante proveito em todas as aulas ministradas”, avalia Habitzreuter, que também participa do curso.
O presidente destaca ainda que devido ao sucesso do programa, uma nova turma já foi aberta e os encontros terão início nos dias 14 e 15 de agosto. “Estamos tendo uma grande procura e restam poucas vagas para a próxima. Ao todo são oito módulos de 12 horas/aula, que acontecem mensalmente no Hotel Innovare”, completa Habitzreuter.
Em Brusque, o PGVE está sendo promovido pela ACIBr em parceria com a Fundação Empreender, UniSociesc e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Informações e inscrições para a segunda turma podem ser feitas pelo telefone (47) 3351-1588 ou pelo e-mail consultor2@acibr.org.br.
Palestra
Antes do o terceiro módulo do curso, na manhã do dia 20 de junho foi realizada a palestra ‘Como construir e analisar indicadores’, ministrada pelo professor Antônio Jorge Martins. O evento foi aberto ao público e contou com a participação de 70 pessoas inscritas, que ouviram algumas dicas e orientações de como, através dos indicadores, é possível identificar necessidades e melhorar o desempenho não só de setores, como o de produção das empresas, mas em especial na gestão.
Nesse sentido, segundo Martins, um dos pontos mais críticos que as empresas devem perseguir é justamente a busca da sua valoração, tendo consciência de que este fator implicará numa maior eficiência e eficácia, e maior competitividade da empresa – tema abordado também durante o módulo do PGVE.
Em relação à oportunidade oferecida pela ACIBr e demais entidades parceiras, o professor ressaltou que programas semelhantes só tendem a contribuir para o fortalecimento das empresas e dos setores produtivos do país. “Preparemo-nos nós no sentido de fazer frente ao maior grau de competitividade que tenderá existir no nosso país, fruto do anseio e do desejo de todas empresas mundiais em buscar aquilo que temos aqui de sobra: um grande mercado”.


