Trabalho da rede estadual recebe prêmio nacional

Pesquisas realizadas através do projeto Águia (Avaliação Guabirubense na Infância e Adolescência), desenvolvido pela gerência de saúde da Secretaria de Estado Desenvolvimento Regional de Brusque, resultaram em um importante trabalho científico que conquistou o segundo lugar no Prêmio de Melhor Pesquisa Aplicada Luiz Veneré Decourt. A premiação foi realizada durante o 35º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, no mês de março. O trabalho concorreu com outras 1,2 mil publicações inscritas, de todo o país.
O artigo Influência das variáveis diagnósticas no desenvolvimento e prevalência da síndrome metabólica e crianças teve como objetivo avaliar a influência de cada um dos critérios diagnósticos da Síndrome Metabólica (SM), no seu desenvolvimento e prevalência, em uma amostra de 1.011 alunos, de seis e 14 anos, em escolas da rede municipal e estadual de Guabiruba.
A partir das pesquisas e das mostras levantadas, os autores do trabalho concluíram que, houve prevalência de 14% da Síndrome Metabólica na mostra populacional estudada, e que a medida da circunferência abdominal deve ser considerada a ferramenta de primeira escolha na triagem de crianças que possam apresentar perfil metabólico desfavorável ou Síndrome Metabólica.
O que tentamos fazer é uma fotografia do município, em um determinado momento. A partir disso, se há alterações nos resultados, os parceiros envolvidos no projeto com o consentimento da prefeitura, podem desenvolver projetos para fazer as alterações necessárias e preventivas. Ficamos muito satisfeitos com o resultado desse trabalho e esperamos desenvolver e conquistar mais resultados com isso, comenta um dos autores do artigo científico, Nilton Rosini, da gerência de Saúde da SDR Brusque.
Além dele, o trabalho premiado também tem autoria de Solange Aparecida Zancanaro, da Gerência de Educação da SDR Brusque, de Rodrigo D. Rosini, Marcos J. Machado, Edson L. Silva e Hermes T. Xavier.
O projeto Águia, realizado pela Gerência de Saúde da SDR de Brusque já resultou no desenvolvimento de outros trabalhos científicos, de publicações nacionais e internacionais.
Desenvolvido pela gerência de Saúde da SDR Brusque o Águia tem como objetivo realizar pesquisas em prol da prevenção de doenças cardiovasculares na população infantil e adolescente. O projeto é realizado pela parceria da SDR Brusque com as prefeituras municipais, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina e da Universidade Federal de Santa Catarina.
Os estudantes participantes do projeto têm peso, altura, circunferência da cintura, pressão arterial avaliados, bem como a coleta de sangue para a medida laboratorial de importantes parâmetros clínicos, como colesterol e glicose.
Outros municípios que integram a SDR Brusque, como Major Gercino e Botuverá estão sendo contemplados com o projeto. Em Guabiruba as pesquisas resultaram no Águia 2 e 3, com alterações na alimentação escolar, bem como o incentivo de práticas esportivas no contraturno das aulas: medidas preventivas para evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares na população infantil e adolescente.