Sesi Brusque forma primeira turma do curso Robótica Kids
Após quatro meses de aulas, a unidade Brusque do Serviço Social da Indústria (SESI) realizou, durante a noite desta segunda-feira (25) a formatura de sua primeira turma do curso Robótica Kids.
O evento, que graduou cerca de 30 crianças, de sete a 10 anos de idade, também contou com a presença de pais e professores. Durante o curso, os alunos foram imersos em propostas baseadas em situações reais, próximo do que vivenciam diariamente, facilitando, assim a compreensão de cada estudante.
Com o diferencial de ser aberto não só para alunos da instituição, mas para toda a comunidade, o “Robótica Kids” possui o objetivo de iniciar científica e tecnologicamente as crianças às profissões do futuro.
“A velocidade do acesso a tecnologia é cada vez maior. Portanto, com esse curso, temos a intenção de proporcionar o contato, desde cedo, com as opções tecnológicas existentes. E o momento é muito oportuno, pois, nasceram na era digital, estão abertos à todas essas facilidades”, ressalta o diretor regional do SESI, Roberto Zen, presente na cerimônia de formatura.
O Robótica Kids se utiliza de avançados recursos no desenvolvimento de robôs autônomos construídos com ferramentas Lego, incluindo programação com RaspBerry e Arduino. Na Trilha 1, os alunos foram apresentados à programação e a construção dos robôs. Na próxima etapa, todos os conceitos serão aprofundados, resultando em um conhecimento mais detalhado sobre as tecnologias utilizadas.
Janaina Nielzen Pereira Araújo, mãe de João Henrique Nielzen Pereira, de oito anos, que estuda na Escola de Educação Básica Francisco de Araújo Brusque, cita que desde pequeno o seu filho sempre preferiu brincar com as peças Lego. Isso motivou a escolha do curso, juntando o principal divertimento do baixinho com educação.
“Vimos que ali ele teria algo de interesse, que ajudaria no seu desenvolvimento e, realmente, o que aprendeu aqui auxiliou meu filho em várias questões, como trabalho de grupo. Ele é um menino muito criativo e sempre traz coisas novas para casa, que aprendeu no curso”, cita Janaina.
A mamãe Claudia Bertolini, que viu seu filho Luiz Fernando Vargas Bertolini, de 10 anos de idade, se formar no Robótica Kids, conta que o garoto já tem a disciplina de robótica em sua grade curricular no SESI Escola. Mesmo assim, optou por matricular o jovem na atividade extracurricular, por acreditar que os conhecimentos obtidos no curso auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico.
“É muita rapidez no cálculo. A tecnologia está ao nosso alcance e ao alcance deles. Então isso vem para beneficiar. Esse aprendizado está sendo muito rico para eles, para a vida deles”, frisa ela.
O discurso de Cláudia está bastante afinado com o do pequeno Luiz, que pontua o que mais gostou nos quatro meses de aula. “Eu achei bem legal, principalmente por a gente aprender a fazer a montagem e a programação, que eu ainda não sabia fazer. Hoje a gente fez uma mão biônica, que consegue mexer, vários robôs, lutas de robôs. Quero aprender mais, porque se a gente aprender mais, sempre vai evoluir”, completa.