Com o objetivo de aproximar o usuário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dos socorristas que o compõe, foi organizado, durante toda a tarde deste sábado (12), a segunda edição do evento Amigos do Samu. Alvo de muitas críticas, os integrantes do recurso de emergência sanaram as dúvidas de dezenas de transeuntes que passaram pela Praça Barão de Schnenburg, na Avenida Cônsul Carlos Renaux, Centro de Brusque.
A ação é direcionada para a orientação das pessoas que buscam utilizar os serviços do Samu no 192, ressalta Joci Moraes Romancini, coordenadora do serviço na cidade. Para transmitir as informações aos pedestres, folhetos explicativos foram entregues a quem passasse pelo Centro.
É importante lembrar que o acionamento só deve ser feito em situações que representam risco de seqüelas graves ao paciente ou de morte. O número 192 pode ser utilizado para o chamado dos socorristas.
O serviço faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências desde 2003, ajudando, assim, a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população.