Terças e Quintas têm atividades físicas gratuitas e promoção à saúde
O inverno iniciou em Guabiruba com a expectativa de altas temperaturas, pelo menos entre o grupo do Programa Eu Quero Viver Bem, que se exercita toda quinta-feira no salão São Vendelino, no Lageado Baixo, e às terças-feiras no Ginásio Municipal João Scheffer, no Centro, com a equipe da Secretaria de Saúde. As atividades são coordenadas pela profissional de educação física do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) Eduarda Schweigert e são acompanhadas por profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.
Alongamento, dança, circuito e outros exercícios fazem parte das manhãs de terça-feira, a partir das 9h, ou das tardes quintaferinas, às 14h30. Não tem contraindicação para integrar o grupo. A única coisa a se fazer é vencer a falta de vontade e sair de casa. É possível até se mexer em família, como faz a avó Alzira Gums, 73 anos, e a neta Yasmim Geremias, 11. “Quando uma vem, a outra acompanha”, fala Alzira. A avó Nelcina Medeiros, 74, complementa: “Quando eu esqueço que tem a ginástica, a minha neta me lembra”, referindo-se a neta Barbara Silva, 12 anos.
Além da atividade física, as participantes conversam, brincam e tornam a atividade animada. A profissional de educação física explica que os grupos de saúde são criados pelas equipes de saúde de cada unidade com apoio do NASF-AB. “Contamos com os colaboradores das unidades nas atividades, sempre com um da área da enfermagem para aferir a pressão e estar presente para caso precisar de alguma intervenção, também dos Agentes Comunitários de Saúde, como forma de fortalecer o vínculo com a comunidade e poder trazer informações da sua UBS nas atividades”, ressalta Eduarda.
Segundo ela, os grupos de saúde têm o propósito de trabalhar a saúde como um todo. “Com equipes comprometidas e dispostas, podemos levar aos usuários um SUS que funciona, que acolhe, que ouve, que ajuda e que promove a saúde não só com atividades físicas, mas também através da união e amizade entre todos que participam”, destaca.
Qualquer pessoa pode participar das atividades físicas no Centro e no Lageado Baixo. Mais informações podem ser obtidas nas Unidades Básicas de Saúde ou no próprio Nasf – AB pelo telefone 47 3308-3164.