Maio Amarelo chama atenção para mortes no trânsito

Pegando o gancho da campanha mundial de conscientização Outubro Rosa, realizada por diversas entidades ao redor do globo, o Sindicato dos Agentes de Trânsito de Santa Catarina (Sindatran) realizará, durante todo o mês de maio, a campanha Maio Amarelo. Tudo começou com a realização da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2010.
Uma das resoluções previa que, até 2013, todos os países deveriam reduzir em, no mínimo, 50%, os números de acidentes com mortes. Como o Brasil não conseguiu atingir a meta, campanhas como o Maio Amarelo foram idealizadas.
De acordo com o agente Pedro da Silva, presidente do Sindatran, em entrevista à Rádio Cidade, o movimento surge com uma só proposta: chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. O mês de maio deve ser voltado, portanto, para atividades de conscientização sobre o comportamento de cada cidadão no trânsito.
Da mesma forma como no Outubro Rosa e no Novembro Azul, a intenção é fazer os prédios, monumentos, veículos, entre outros, aderirem ao amarelo. A cor, obviamente, simboliza a atenção (semáforo) que devemos ter para esta grave situação.
Vamos nos engajar nesta campanha, porque ninguém quer ter um familiar vítima de um acidente de trânsito. Queremos reduzir esses números. Pedimos a toda população para que coloque no seu carro, ou em algum outro lugar, uma fitinha amarela em alusão ao Maio Amarelo, relatou Silva.
Para celebrar o movimento, várias ações ocorrerão em algumas cidades de Santa Catarina, haja vista que a campanha é organizada em conjunto com várias guardas de vários municípios.
De acordo com Silva, representantes da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) estarão presentes em todos os eventos organizados pelo Sindatran durante o Maio Amarelo. Não morram no trânsito. Preservem-se para que tenhamos todos um ciclo normal de vida, encerrou o presidente do sindicato.
Programação:
Dia 03/05: Abertura em São Bento do Sul, com realização de uma caminhada pela vida às 9h
Dia 10/05: em Joinville, uma bicicletada às 9h
Dia 17/05: em Criciúma, uma panfletagem com início às 9h
Dia 24/05: em Blumenau, uma caminhada às 9h
Dia 31/05: em Lages, encerramento com culto na praça central às 9h