Entre os dias 1 e 7 de junho, Goiânia (GO) receberá os melhores atletas de várias regiões do país para a 23ª edição dos Jogos Abertos Brasileiros (JABs). Serão sete modalidades em disputa no solo goiano: basquete, futsal, vôlei, handebol, atletismo, judô e natação. No atletismo feminino e no futsal feminino, Brusque teria representantes nas competições. Porém, Santa Catarina, sede em 2013, sequer viajará para a disputa.
Em contato com a assessoria de imprensa da Fesporte, a alegação para a ausência nesta edição dos JABs foi a demora na confirmação de Goiânia como sede. Isso teria prejudicado toda a preparação da logística da delegação catarinense dentro da própria competição, como alojamentos, transporte e alimentação.
Porém, a Agência Goiana de Esportes e Lazer (Agel), responsável pela organização do evento, publicou as fichas de inscrição, o regulamento e todas as informações necessárias para cada delegação em 28 de fevereiro, ou seja, dois meses atrás.
Para efeitos de comparação, a Fesporte assinou um contrato de R$ 1,65 milhão para a realização do Desafio Internacional das Estrelas de Kart, evento particular e com cobrança de ingressos, um mês antes da realização do mesmo, em Penha. O desafio teve transmissão em rede nacional de televisão aberta, como divulgado pelo comunicador da Rádio Cidade, Rodrigo Santos, em seu blog (confira aqui).
Com isso, as equipes do Barateiro Futsal, no futsal feminino, e do atletismo feminino de Brusque, campeões da edição 2013 do JASC, deixarão de representar Santa Catarina em uma competição tradicional do esporte brasileiro.