Com uma visão estratégica agressiva na condução dos negócios, o professor e doutor Otto Nogami realizou uma palestra para cerca de 300 pessoas no almoço promovido pela ACIBr (Associação Empresarial de Brusque), no Sociedade Esportiva Bandeirantes, apontando alternativas corretas para o enfrentamento dos desafios que o mercado impõe. Profundo conhecedor da realidade econômica, o palestrante surpreendeu com afirmações e dados que podem ajudar os empresários na busca de uma visão estratégica diferenciada.
Em linhas gerais, Otto Nogami mostrou que a crise que assola países com economias consideradas sólidas, como os Estados Unidos, ocorre por conta da redução drática no consumo de produtos e serviços. Com base nesta constatação, ele abordou o tema da produtividade, apontando fatores que podem fazer a diferença. Entre estes fatores está a sensibilidade das empresas em produzirem de acordo com os desejos e as necessidades do consumidor, atentando para as questões de custos.
Ele falou sobre os paradigmas da produção que muitas vezes induzem os empresários a erros, citando com exemplo a atuação no limite da capacidade produtiva, a adoção de três turnos de produção, o pagamento de horas extras, fatores que na verdade não representam incremento no faturamento. Falou também sobre a publicidade, lembrando que ela precisa ser bem elaborada, pois pode ter um efeito contrário caso ela seja agressiva demais e assuste o consumidor.
Antes de finalizar suas considerações, o professor Otto Nogami relatou uma conversa que teve com um grande empresário coreano e ao procurar saber a receita do sucesso de seus empreendimentos, ouviu como resposta que ele procurava sempre contratar os melhores profissionais do mercado, pois a equipe de colaboradores qualificada é uma receita infalível de sucesso.
Avaliação
O presidente da ACIBr, Edemar Fischer, avaliou de forma positiva a palestra que reuniu prefeitos, empresários, representantes de instituições financeiras, totalizando cerca de 300 pessoas no evento. O líempresário aproveitou para convidar a população brusquense para uma nova palestra, dia 7 de maio, que abordará o tema 80 anos de associativismo e que será por Osmar Vicentin.
LDO