Hospital confirma dois novos casos
Mais dois casos de gripe A (H1N1) foram confirmados na Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque, neste fim de semana. Uma criança de 10 anos e uma mulher de 42 anos foram o 3º e 4º casos identificados no hospital. Ambos passam bem. Eles foram medicados e estão dando continuidade ao tratamento contra a gripe em casa.
De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, há mais três casos suspeitos de gripe A. "Os resultados dos exames desses pacientes devem chegar no início desta semana", afirmou a responsável pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Evangélico, Flávia Gomes Galdeano. Permanecem internados na UTI uma jovem de 20 anos (caso de gripe A confirmado em 15 de maio) e um paciente de 47 anos(confirmado no dia 21).
Conforme Flávia, a situação dos dois é grave, mas estável. "A jovem apresentou uma melhora considerável nos últimos dois dias", afirmou a médica. De acordo com ela, a prevenção é a melhor maneira de combate a qualquer tipo de gripe. Além da vacina, algumas dicas são: evitar ambientes aglomerados, ter uma alimentação e um sono adequados, evitar tocar os olhos, nariz ou boca sem higienizar as mãos e usar álcool gel sempre que possível.
A médica também orienta a população a manter a calma. "Muitas pessoas chegam ao hospital em busca da vacina, excessivamente preocupadas. É essencial a prevenção, mas não há necessidade de encarar a gripe A como se ela fosse uma epidemia", orienta.
Desde que foi identificado o primeiro caso de H1N1 na cidade, a procura pela vacina no hospital é intensa. De 15 a 25 de maio, o hospital aplicou cerca de 3.300 doses da vacina, que é triviral e previne contra a gripe comum, H1N1 e H3N3.



