Ações do programa serão realizadas o ano todo

O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Brusque por meio do Programa Saúde na Escola será mantido e realizado na rede pública de educação durante todo o ano. A iniciativa mobilizou estudantes e professores entre os dias 7 e 11 de abril em diversas ações alusivas à Semana Saúde na Escola, com foco nas práticas corporais e atividades físicas e de lazer, visando a promoção e prevenção de agravos à saúde.
Um dos objetivos da proposta é aproximar equipes de atenção básica e as equipes das escolas, fazendo parte do cotidiano escolar, em busca do fortalecimento da rede de atenção à saúde do estudante através do Programa Saúde na Escola. Durante o período, a equipe do PSE aproveitou para criar um ambiente divertido de aprendizado e promoção da saúde no âmbito escolar. Foram contempladas aproximadamente 20 escolas do município, entre estaduais e municipais.
Aline Fagundes é uma das integrantes do PSE e conta que, em relação às atividades desenvolvidas, a brincadeira da amarelinha, dança da cadeira, brincadeiras de roda, pular elástico, jogos cognitivos, alongamentos, oficinas com bola, orientações de cuidados de higiene e saúde, práticas de primeiros socorros e sexualidade integraram um total de aproximadamente 30 oficinas, atendendo a um público médio de 2.760 alunos, com idades variadas entre 5 a 16 anos.
O projeto é realizado em Brusque por meio de uma parceria entre as Estratégias de Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), unidades escolares e equipe do Programa de Saúde do Escolar.