'É um bando de cachaceiros'

Na sessão desta terça-feira (22), o vereador Jean Pirola (PP) falou sobre a ocupação de praças existentes na cidade de Brusque por mendigos e moradores de rua. Em um telão, ele mostrou imagens feitas nestes espaços e que registram a presença de tais pessoas.
Para Pirola, trata-se de um problema. Pessoas que não fazem nada o dia todo e ficam bebendo e acabam incomodando muito as pessoas que ali passam. O problema é que elas abordam quem ali passa, utilizam do ponto de ônibus, disse ele na tribuna.
As imagens focavam a presença de pessoas na Praça Gilberto Colzani, junto ao Terminal Urbano. Mas destacou que o problema se repete em outros locais. Um destes no Bairro Santa Rita, próximo ao mercado O Barateiro. Este posso dizer que é um bando de cachaceiro. Eles passam o dia bebendo, soltou Pirola na tribuna.
Ainda segundo Pirola, uma visita à Casa de Pssagem verificou que existe uma certa burocracia para que pessoas em situação de vulnerabilidade social possam ser atendidas. Mesmo assim, equipes do agora chamado Abrigo Institucional, visitam tais pontos pela cidade e convidam as pessoas a se deslocarem para lá, mas que isso é negado por elas.
Pirola disse que o problema vem afetando diretamente o comércio. a Adriano Schaefer não tem um comercio que não teve nenhum tipo de problema com estas pessoas. Porque não são só adultos. Tive a oportunidade de ver duas lojas trabalhando com meia porta aberta, frisou ele.
Ele citou um grupo de jovens que estaria ameaçando os comerciantes e pedestres no Centro.
Moacir Giraldi (PT do B) disse que o problema existe e precisa ser notado. Cada vez que você dá um dinheiro a eles logicamente que eles vão lá e comprar mais cachaça. Teria que haver uma campanha para que a população não de dinheiro a eles, frisou.
Pirola apresentou a proposta de uma audiência pública para discutir a situação e procurar a solução para o que considera um problema. Chegamos a apontar em uma tarde mais de 30 pessoas, com criança de colo, bebendo cachaça embaixo de uma árvore, finalizou.