Embaixador brasileiro fala sobre a canonização

O embaixador brasileiro junto à Santa Sé, Denis Fontes de Souza Pinto, fez uma análise sobre a missa de ação de graças pela canonização de São José de Anchieta, que será presidida pelo papa Francisco, na próxima quinta-feira, dia 24. Segundo ele, será um momento histórico. Desde que faleceu há mais de 500 anos, se falava do Brasil do padre Anchieta, da devoção e da sua santidade. Neste momento da eleição do papa Francisco, um jesuíta, um latino americano tendo o conhecimento de tudo que significou Anchieta para o Brasil. O papa decidiu canonizar Anchieta pela obra de toda vida, que ele passou no Brasil.
Anchieta, com 18 anos de idade chegou ao Brasil e faleceu dedicando a sua vida interina a evangelização do país não apenas no sentido religioso, ele teve um desempenho muito grande em outras áreas. Ele era uma músico, um erudito, editou o primeiro livro da gramática tupi, sempre teve uma preocupação muito grande pelos povos nativos, que era o Brasil naquela época" destacou Denis.
O fato tem importância para a igreja, devido Anchieta sempre ser considerado o Apostolo do Brasil, e o símbolo maior da evangelização. Logo depois do inicio, da chegada dos primeiros colonizadores portugueses, Padre Anchieta participou da fundação da cidade de São Paulo, esteve envolvido no processo de fundação do Rio de Janeiro e morou em Salvador. Depois foi para o Espírito Santo, onde faleceu. A história de Anchieta é o iniciou da historia do Brasil. A canonização é a canonização de uma vida dedicada a evangelização. Para nos brasileiros que são católicos, o padre Anchieta representou pela ações dele, pela vida que ele teve, mais ainda que a evangelização, ele está identificado pela própria formação da nação brasileira, da nossa história, da nossa cultura. A devoção a religião é parte dessa própria vida.
O diplomata disse que recebeu a informação de Brasília, que terá na missa uma representatividade do Senado Federal, através do presidente Renan Calheiros, e uma representação da Câmara dos Deputados. O Senado representará os estados brasileiros e a Câmara que representa o povo brasileiro. Eu fico muito satisfeito com essa delegação, ao ser ela coletiva será a representação do Brasil, finaliza.
Oferecimento Cadore Malhas
Michel Patitucci/Especial Rádio Cidade direto do Vaticano