Dia 26 terá comemoração pelos 25 anos da Comunidade Missionária de Emaús
No próximo sábado (26), a Comunidade Missionária de Emaús em Brusque estará comemorando os 25 anos de fundação da entidade com uma missa de ação de graças às 19 horas, na Igreja Matriz Católica São Luiz Gonzaga, no Centro.
Na sequência haverá uma confraternização no Clube Santos Dumont, com ingressos a R$ 25 disponíveis com os integrantes do movimento.
"Emaús... Nome da aldeia onde se deu o Encontro de Jesus Cristo ressuscitado com dois discípulos, na tarde da ressurreição.
O Movimento de Emaús surgiu em resposta às angústias e anseios dos jovens que, muitas vezes, como os discípulos de Emaús, estão tristes e com os olhos vendados, não reconhecendo o Cristo em suas vidas! O Emaús tem a missão de evangelizar os jovens fazendo com que eles reconheçam o Cristo ao partir o pão.
A Comunidade Missionária de Emaús em Brusque surgiu em 1987 com o objetivo de que mais jovens tivessem a graça de poder participar do Curso de Valores Humanos e Cristãos-EMAÚS. Até então os jovens brusquenses participavam do Curso em Florianópolis e se engajavam no único grupo de Emaús existente em Brusque na época: Grupo São Luís Gonzaga
Em 1986, no Encontro de Dirigentes em Florianópolis, alguns jovens com o apoio do Secretariado de Florianópolis e do Mons. Francisco Salles Bianchini, lutaram para trazer o Curso para nossa cidade. Foi, então, criado o 1º Subsecretariado do Movimento de Emaús de Brusque, que realizou o I Emaús Feminino e o I Emaús Masculino em 1987.
Nos anos seguintes, alguns cursos se realizaram. Nesta época também não houve um Subsecretariado organizado. Muitas pessoas se doaram e colaboraram na organização dos cursos e atividades do Movimento.
O Movimento também viveu momentos difíceis. Em 1994, alguns de seus membros achavam que não havia mais estrutura para que os cursos se realizassem. Porém, alguns jovens e casais perceberam que não poderiam deixar a chama se apagar e começaram a luta para novamente fazer o Curso de Emaús em nossa cidade.
Foi com muita dificuldade que este trabalho reiniciou. Com a ajuda e participação de 4 grupos de jovens e casais, realizou-se o V Emaús Feminino, em 1995 e o V Emaús Masculino em 1996.
No final do ano de 1996, numa manhã de confraternização, decidiu-se pela formação de um novo Subsecretariado. Pe. Nivaldo Alves de Souza foi convidado a ser o 1º Orientador Espiritual.
A partir daí, houve uma reorganização muito grande dentro do Movimento:
- formação do Subsecretariado c/ Departamentos
- realização de 2 Cursos (1 masc. e 1 fem.) por ano
- organização do material do Movimento que estava espalhado por vários locais
- criação da Escola Missionária
- realização de 1 Aprofundamento por ano
- formação de novos grupos
- participação nas atividades da Paróquia SLG
Desde o início do Movimento, sempre houve um grande interesse em oferecer vagas nos Cursos para as cidades vizinhas, evangelizando, assim, mais jovens. Com isto, foram criados grupos de jovens no município de Guabiruba.
Após 10 anos de orientação espiritual, Pe. Nivaldo foi transferido para Roma e, outros padres aceitaram o convite para serem os nossos Orientadores Espirituais: Pe. Silvano João da Costa, Pe. Rubens Rieg e, atualmente, Pe. André Borges da Silva.
Hoje, contamos com 38 grupos de jovens e de casais, 5 deles em Guabiruba e os demais espalhados nos bairros de nossa cidade!
A cada ano que passa, nosso coração arde ao ver que a Comunidade Missionária de Emaús em Brusque continua a ser presença viva na comunidade.
Nossa alma está em festa! São 25 anos de Emaús em Brusque...
25 Anos que muitos jovens peregrinos, assim como os discípulos no caminho de Emaús, reconhecem o Cristo ao partir o pão...
25 Anos que nossa mesa de Emaús sempre foi pronta e acolhedora...
25 Anos que o pão partido vem unindo os corações...
25 Anos que o Emaús vem sendo um instrumento de Deus, fazendo com que, cada vez mais jovens despertem o desejo de dizer:
"Fica Conosco, Senhor"."
Texto do secretariado do Movimento de Emaús em Brusque


