Vacinação vai começar

Inicia nesta terça-feira (22) a nova campanha de vacinação do Ministério da Saúde contra o vírus da gripe. A mobilização irá envolver profissionais de todas as unidades básicas de saúde de Brusque e a novidade deste ano, conforme a secretária municipal de Saúde, Ana Baron Ludivg, é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses aos menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses aos menores de dois anos.
Em relação ao fechamento da sala de vacinas no Hospital de Azambuja, que oferecia disponibilidade de vacinação contra a gripe A para a população, a secretária destacou que, administrativamente, a Prefeitura não tem mais nenhuma responsabilidade das ações da atual gestão. O que conta no momento atual é com auxílio de Fabiano Amorim como superintendente, mas a decisão final compete à gestão de padre Nélio Schwanke.
Na última reunião do Conselho Municipal de Saúde (Comusa), realizada na semana passada e que contou com a participação do superintende Fabiano Amorim, a informação repassada é de que a decisão pelo fechamento da sala de vacinas foi administrativa, que o foco da gestão atual agora é apenas dedicar-se ao atendimento hospitalar. Atualmente,segundo Amorim, o Azambuja não está mais credenciado pelo Ministério da Saúde para prestar este tipo de serviço, portanto não poderia realizá-lo. Os únicos locais neste ano de 2014 que estão credenciados pelo Ministério da Saúde para a aplicação da vacina contra a gripe A em Brusque são a Maternidade e Hospital Evangélico e o Grupo Cidmed.
Como forma de intensificar a ação, no dia 26 de abril, sábado, acontece o Dia D da campanha e todas as UBS de Brusque estarão abertas das 8h às 17h, atendendo a comunidade sem fechar para o almoço. A campanha se estenderá até 9 de maio e tem como público alvo gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além de outros grupos de risco.