Um catarinense pode ser considerado como um dos homens mais velhos no País. Trata-se de Manuel Antunes de Souza, que ontem terça-feira (31) completou 110 anos. Manuel nasceu na cidade de Campos Novos, no oeste de Santa Catarina, em 31 de maio de 1906. Atualmente ele reside em Balneário Camboriú, e para comemorar a data com os amigos, nada melhor do que uma cervejinha bem gelada, do que jeito que ele gosta.
O que chama a atenção é a boa saúde de Manoel, pela sua idade, ele não sofre de nenhuma doença comum na terceira idade, como hipertensão, osteoporose, diabete, cegueira, surdez, mal de Parkinson, Alzheimer, bronquite, infarto ou AVC. Manoel sempre levou uma vida simples, não sabe ler e nem escrever.
Boa parte de sua vida trabalhou no interior, depois ele exerceu a função de açougueiro, não teve filhos, e a mulher faleceu há alguns anos. Manoel residiu em um sítio em Balneário Camboriú até completar 102 anos, e após devido as limitações ocasionadas pela própria idade, ele mesmo procurou auxílio em um asilo, onde ele paga com sua aposentadoria para ser cuidado.
Vale salientar que de acordo com dados do IBGE no Estado em 2010, viviam 405 pessoas em SC com mais de 100 anos. A mulher mais velha no Estado Álida Grubba, comemorou 112 anos no dia 10 de julho do ano passado, ela reside em Jaraguá do Sul.




