Atendimento nas creches começa mais cedo
Enquanto Brusque resolveu inovar apenas este ano, abrindo algumas das creches já no mês de janeiro, em Guabiruba isto já acontece há alguns anos. A intenção, segundo a secretaria de Educação, Cultura e Esportes daquele município, é auxiliar as mães que retornam ao trabalho nos primeiros dias do ano e não têm onde deixar os filhos. Desde o dia 13 de janeiro a maior parte das unidades de educação infantil já está atendendo.
De acordo com Iracema Conceição Becker, secretária de Educação de Guabiruba, são cinco escolas que atendem crianças com idade entre zero e três anos. Todas estão em atividade. “Agora teremos mais uma escola, toda nova, com recursos próprios do município, onde a população vai usufruir de 40 vagas no bairro Aymoré”, afirma.
Segundo Iracema, existem algumas vagas disponíveis para preenchimento em situações emergenciais. Ao todo, as unidades de educação infantis de Guabiruba recebem cerca de 220 crianças. A secretária alega que a fila de espera é pequena, havendo casos em apenas algumas unidades.
O ano letivo em Guabiruba para os demais setores da Educação está programado para iniciar dia 11 de fevereiro. Antes disso, professores e orientadores farão uma capacitação entre os dias 8 e 10 do mesmo mês.


