Vereadores acusam Marlina de enganá-los com evento aos professores

A realização de um evento em homenagem aos professores terminou com críticas feitas por colegas de legislatura da vereadora Marlina Oliveira Schiessl (PT). Pelo menos dois deles, Rick Zanatta (Patriota) e Nick Imhof (MDB), que usaram as redes sociais para tecer fortes críticas ao que chamaram de evento político partidário.
O vereador Zanatta acusou a vereadora de ter enganado não apenas o público de professores esteve no evento, mas os próprios vereadores. É que o requerimento apresentado por ela e aprovado por todos os legisladores solicitava o espaço da Câmara para uma homenagem em Dia dos Professores. No entanto, segundo o parlamentar, o que se viu foi uma chuva de críticas ao governo municipal e, principalmente, à secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo.
"A vereadora usou a câmara de vereadores e toda sua estrutura para fazer politicagem com a base política dela. Em nenhum momento presenciei algum tipo de homenagem. Presenciei, sim, vários professores, não generalizando, arrotando suas ideologias de esquerda", disse ele.
O vereador Nick Imhof também reforçou a ideia de que Marlina usou o espaço da Câmara para fazer um evento voltado ao partido, quando o requerimento aprovado era para outro fim.
"Quero, aqui, externar o meu sentimento de vereador enganado. Porque quando foi apresentado o requerimento, que tem que ser aprovado pela casa, o cunho era outro. Era algo social, para homenagear professores, mas que, na prática foi totalmente diferente", disse ele.
Procurada pela reportagem para falar sobre o assunto, a vereadora Marlina Oliveira Schiessl emitiu uma nota. Abaixo, segue o teor dela na íntegra:
Em respostas as manifestações dos vereadores Rick Zanata e Nik Angelo Imhof, efetuadas nas redes sociais, tenho o seguinte:
A Sessão Especial dirigida por mim e realizada para homenagear os professores oportunizou a todos parlamentares o espaço necessário para um debate republicano, com direito ao contraditório, a fim de construir um diálogo produtivo e de mão dupla.
Fugir ao debate público, posteriormente utilizando-se das redes sociais como forma de construir um "monólogo", normalmente endereçado as suas bases políticas, com ataques pessoais, usando termos pejorativos que atentam contra a honra de seus pares, não é condizente com o espírito democrático que se espera de Parlamentares.
Lamentamos o profundo desconhecimento de tais parlamentares sobre aquilo que significa o debate político e, especialmente, sobre o que significa render homenagens à uma categoria de tamanha relevância, como a dos professores, no contexto de social que vivenciamos.
Em virtude do meu licenciamento, na próxima Sessão Ordinária não será possível rebater as acusações, mas esperamos que, em favor da democracia, os nobres pares reconheçam de forma pública a grave falha de se esquivar do debate, proferindo ofensas pessoais, mas que, nas próximas vezes, seja privilegiado um debate direto, transparente e honesto.
É o que esperamos.
Marlina Oliveira Schiessl
Vereadora