Entidade procura homens pra dançar
O grupo de dança Folk Nea Tridentum do Circolo Trentino de Nova Trento fez um apelo, através do Jornal local “O Trentino”, buscando sensibilizar a comunidade para a necessidade de ter mais homens no grupo. Segundo a reportagem do jornal, há um número até expressivo de mulheres, em contraponto a representantes do sexo masculino, o que impede o desenvolvimento das coreografias, todas formadas por casais.
A entidade esclarece que a carência de homens dificulta a performance de novas danças e limita a participação das jovens nas apresentações, porque há sempre falta de pares. Para integrar o grupo, não há nenhum requisito especial, a não ser o apreço pela cultura, por aprender coisas e estas disponível para viajar para apresentações, geralmente aos finais de semana.
O Jornal ainda destaca que os ensaios também buscam não prejudicar o cotidiano dos integrantes. Como todos são voluntários, os encontros são feitos aos domingos no fim da tarde, na sede do Circolo Trentino, quinzenalmente, quando são ensinadas as danças. Quando há dificuldades, folgas são estabelecidas sempre de comum acordo. Também não há custo nenhum para os integrantes, e os trajes típicos são fornecidos gratuitamente.
A última apresentação do Folk Nea Tridentum foi no 8º Encontro da Família Benatti, uma grande festa ocorrido no último mês, em Tijucas. Já no próximo dia 5, o grupo se apresenta na tradicional Festa do Divino Espírito Santo, também em Tijucas; e no dia 16 de junho, a apresentação será na Cantina Italiana, para um grupo turistas de São Paulo.