Arquivo Público do Estado ganha nova sede

Em celebração ao 63º aniversário do Arquivo Público de Santa Catarina (Apesc), comemorado no último dia 28 de junho, foi realizada a transferência de um imóvel de propriedade do Estado, localizado no Centro de Florianópolis, que será especialmente adaptado para abrigar permanentemente todo o acervo histórico do Apesc. Atualmente, o Estado paga aluguel por um imóvel no Morro da Fumaça para guarda de documentos, além da locação de imóvel para o Arquivo, gerando um custo anual de aproximadamente 1 milhão de reais.

O Arquivo Público, que é administrado pela Secretaria da Administração, é responsável pela padronização, guarda, preservação e divulgação do patrimônio histórico e documental do Estado, e conta com um acervo de 2.500 metros lineares de documentos, além de mapas, plantas, croquis, fotografias, cartazes e outros materiais arquivísticos. O novo local escolhido para ser a sede do Arquivo está situado na Rua Arcipreste Paiva, 41, e possui uma área de mais de 9 mil metros quadrados, o que possibilita não apenas a adequada guarda e conservação dos acervos, mas também a recolha de documentos que estão descentralizados em outros órgãos.

“Esse espaço aqui, que é um patrimônio do Estado e que anteriormente não era bem aproveitado, vai passar a desempenhar uma função pública e social, além de gerar uma economia imediata e significativa para Santa Catarina. A mudança da sede para o Centro de Florianópolis também facilita o acesso da população ao Arquivo, porque agora ele estará mais próximo das universidades e do público em geral”, destaca o Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello.

À medida que outros órgãos transferirem seus documentos permanentes para a nova sede do Arquivo, espera-se uma economia aos cofres públicos ainda maior, uma vez que não será mais necessário utilizar os espaços hoje designados pelas secretarias para a guarda desses documentos. “Por 30 anos, a falta de espaço impediu a coleta de documentos permanentes dos órgãos estaduais. Com a nova sede, poderemos realizar essa coleta e dispensar a necessidade de espaços adicionais para a guarda”, explica o secretário de Estado da Administração.

Próximos passos

Com a publicação da transferência já realizada no Diário Oficial desta quinta-feira, 29, os próximos passos para a transferência definitiva do Arquivo Público para a nova sede envolvem a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE), que já está elaborando o termo de referência para contratação do projeto de adequação do prédio para receber o Arquivo Público do Estado.

O imóvel conta com dois pisos destinados às atividades de atendimento ao público e administrativas e oito pisos que serão adaptados para a alocação do acervo. Após a entrega do projeto, será realizado processo licitatório para contratação de empresa para executar a obra.

Mudanças no Código de Trânsito passam a valer neste fim de semana

Foi publicada no Diário Oficial da União, no último dia 20/06, a Lei 14.599, que, entre outras mudanças, inicia nova contagem de prazo para a obrigatoriedade de exame toxicológico de motoristas a cada 2 anos e 6 meses a partir da obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E. A nova lei traz 1º de julho de 2023 como início da...
Continuar lendo...

Inverno menos frio em SC impacta a produção agrícola

De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão para o trimestre julho-agosto-setembro deste ano, em Santa Catarina, é de chuva mais frequente e com totais elevados, especialmente nas áreas do Estado mais próximas ao Rio Grande do Sul. “A previsão é de um inverno de pouco frio, intercalado com períodos mais aquecidos, como ocorreu neste último mês de junho”, ressalta a meteorologista Marilene de Lima. Ela explica que a...
Continuar lendo...

Usuários do Twitter passam a ter limite de leitura diário

Os usuários do Twitter passaram a ter um limite diário de leitura. O anúncio foi feito neste sábado (1º) pelo dono da rede social, Elon Musk. Segundo ele, a medida é temporária e foi tomada “para lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema”, comunicou em post no próprio Twitter.  As contas verificadas, que são aquelas com selo azul, passaram a ter...
Continuar lendo...