Cidades terão apoio para acolher pessoas em situação de rua

O governo federal regulamentou a Operação Inverno Acolhedor 2023 para atender pessoas em situação de rua nas capitais das regiões Sul e Sudeste, durante o inverno. Recursos federais serão repassados aos municípios para apoio às ações de ampliação do sistema de acolhimento, preventivas e de promoção dos direitos humanos. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (3).

Os municípios poderão participar do programa por meio da regulamentação existente sobre transferências de recursos da União, mediante convênios e contratos de repasse para novos planos de trabalho de assistência social do poder público municipal, dos movimentos sociais e das entidades da sociedade civil.

Além das ações de ampliação da rede de apoio, a regulamentação também trata de ações visando a orientação da população em situação de rua a respeito dos cuidados de saúde, funcionamento da rede de serviços, acesso aos direitos humanos e orientação jurídica, por meio de parcerias com as Defensorias Públicas dos Estados e da União.

Direitos

A portaria estabelece ainda a Diretoria de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua, como estrutura do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania responsável por monitorar a execução dos planos de trabalho, coordenar e avaliar a Operação Inverno Acolhedor em todo o país.

Os valores que serão repassados aos municípios serão  divulgados e com prestação de contas também regulamentada pelos dispositivos legais que tratam das parcerias firmadas entre União e órgãos públicos, entidades públicas, ou entidades privadas sem fins lucrativos.

Prefeitura de Brusque anuncia pacote de ajuste fiscal

Face aos os desafios econômicos que impactam o município e diversas outras prefeituras no Brasil, o Governo de Brusque anunciará, nesta semana, um pacote de ajuste fiscal  que visa garantir a sustentabilidade financeira e promover o desenvolvimento contínuo da administração municipal. O objetivo é encontrar soluções responsáveis para equilibrar as contas públicas. Dentre as medidas previstas no pacote, e que...
Continuar lendo...

Brusquense morto em acidente escoltava presidentes da República

Rodrigo Flores de 28 anos, que morreu em um acidente trágico no último sábado (1), após colidir contra um boi que estava no meio da rodovia Antonio Heil, será lembrado pelos amigos como um jovem sensacional, alegre e único. Além disso, Rodrigo foi batedor presidencial, atuando como motociclista de segurança dos presidentes da República nos governos de Temer e Dilma. O patrão de Rodrigo, o empresário Fabio...
Continuar lendo...

Molina pede demissão por discordar do governo André Vechi

William Molina, que até então respondia pela Secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica da Prefeitura de Brusque, entregou sua carta de exoneração do governo municipal. Entre os motivos apontados estão algumas divergências de ideias com a atual gestã e também, a exoneração de servidores de confiança que desempenhavam um excelente trabalho dentro de suas pastas que eram filiados ao MDB Brusquense, partido...
Continuar lendo...