O credenciamento do hospital de Azambuja para atender na especialidade de oncologia em alta complexidade voltou a ser cobrado pela Câmara Municipal de Brusque. Na sessão desta terça-feira (4), o vereador Ivan Roberto Martins (REPUBLICANOS), que tem sido um dos mais atuantes na cobrança deste pleito, levantou novamente o assunto na tribuna.
Ivan disse que é hora de cobrar do governador Jorginho Mello (PL) que agilize o processo para habilitar a unidade brusquense para atender esta demanda. Isso porque o hospital, em sua avaliação, já possui todas as condições necessárias para a habilitação e resta apenas vontade política.
Martins lembrou a dificuldade e drama de pessoas acometidas por câncer, por exemplo, que precisam se deslocar a cidades como Blumenau ou Florianópolis para o tratamento. Algo que torna a dor e o sofrimento ainda pior.
“Há muitos anos estamos debatendo nesta casa e solicitando ao governo do estado que Brusque passe a ser referência em tratamento e cirurgia de câncer. As pessoas sometida desta terrível doença, após a cirurgia, tem que ir a Blumenau, que é a referência, se dirigir a Blumenau quinzenalmente. Não existe mais a condição de fazer isso. É desumano isso”, citou ele.
Martins cobrou que se busque a ação direta do governador no credenciamento do hospital, cujo processo está em Florianópolis há anos aguardando decisão. A medida, segundo ele, se faz necessária para aproveitar o momento, já que Mello tem estado presente na cidade com frequência e mantém nela uma base sólida de apoios.
O vereador Déco Batistti (PL) afirmou que o tema precisa ser agilizado devido ao sofrimento de pacientes que se encontram esta situação.



