Nesta quarta-feira (5), membros da comitiva brusquense que realizaram a viagem técnica à Alemanha, em ação que integra a parceria climática entre o Distrito de Karlsruhe e Brusque, fez a entrega de uma premiação endereçada à Prefeitura de Brusque pelo país europeu.
A coordenadora do projeto e superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Ana Helena Boos, entregou ao prefeito interino, André Vechi, o troféu de primeiro lugar no 13º Prêmio Anual de Sustentabilidade Alemã, Deutscher Nachhaltigkeitspreis – DNP, principal convenção internacional sobre o tema. A premiação foi entregue aos brasileiros pessoalmente pelo administrador do Distrito de Karlsruhe, Christoph Schnaudigel.
“A reunião de hoje se deu com o intuito de apresentar o relatório da nossa viagem, mostrar os frutos colhidos com o projeto, o que vimos em Karlsruhe e podemos adaptar e implantar aqui na nossa cidade por meio de novos projetos”, explica Ana Helena.
A viagem da comitiva brusquense para a Alemanha foi custeada por meio do projeto 50 Parcerias pelo Clima, que iniciou em 2016 e já possibilitou, além da implantação do Atlas Solar, outros projetos como: substituição da iluminação pública por LED, intercâmbio entre os estudantes, estudo do plano de mobilidade e o mais recente, aprovado em 2023, o projeto Brusque Cidade Guardiã das Abelhas, que recebeu um fomento de 27,5 mil euros.