Programa de Capacitação para a Lei Paulo Gustavo obtém retorno satisfatório

Na última sexta (30), aconteceu a última oficina que integrou o Programa de Capacitações para a Lei Paulo Gustavo em Guabiruba. Nela, a produtora cultural e a ex-gerente de articulação e difusão de cultura da Fundação Catarinense de Cultura, Crica Gadotti, trouxe a temática da produção criativa na escrita de projetos culturais, com dicas específicas e esclarecedoras sobre a participação em diversos editais.

Além desta, desde a segunda-feira (26) diversos agentes culturais, artistas e produtores tiveram a oportunidade de estar a par de atualizações sobre a participação em leis de incentivo e editais do setor cultural no estado e na região, bem como tirar dúvidas e praticar exercícios de acordo com cada assunto. Ao todo, foram 67 presenças em 100 vagas disponibilizadas ao longo da semana.

Segundo Janaina Antonia Garcia, participante das capacitações “Participar da semana de capacitação sobre a Lei Paulo Gustavo, promovida pela Fundação Cultural de Guabiruba, após o período de pandemia que a classe artística enfrentou, foi como um respiro, uma experiência verdadeiramente revitalizante e de extrema importância. Passamos por um período desafiador, a cultura e a arte foram duramente afetadas, com cancelamento de eventos, fechamento de espaços culturais e limitações para os artistas exercerem sua profissão. Essa capacitação trouxe um raio de esperança, a Lei Paulo Gustavo uma ferramenta para o ressurgimento e fortalecimento do setor cultural. Durante dessa semana de aprendizado, pude compreender como a legislação pode ser aplicada para impulsionar a retomada das atividades culturais, fomentar a produção artística e garantir o apoio necessário aos artistas, produtores e demais profissionais do ramo. Além disso, a troca de experiências entre os participantes proporcionou um sentimento de união e resiliência, mostrando que juntos podemos superar os desafios e reconstruir o cenário cultural de nossa comunidade. Compreender a importância da Lei Paulo Gustavo nesse contexto pós-pandemia é crucial para que possamos impulsionar a cultura, valorizar os artistas e promover a diversidade e expressão artística tão essenciais para a nossa sociedade. Me sinto extremamente grata por ter tido a oportunidade de participar dessa capacitação e estou determinada a aplicar os conhecimentos adquiridos para ajudar a revitalizar a cultura em minha comunidade e contribuir para a recuperação e fortalecimento da classe artística como um todo.”

Segundo Claudete Riffel, participante das capacitações “Ótima iniciativa da Fundação Cultural de Guabiruba, de trazer ao público a "Oficina Produção Criativa” oferecendo assim esclarecimentos sobre a Lei Paulo Gustavo”

O arte educador Gilberto Debatin Jr. também afirma que participar do curso de formação da Lei Paulo Gustavo em Guabiruba foi uma experiência extremamente enriquecedora “Para mim como arte educador. Durante o curso, tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos em pesquisa, planejamento, desenvolvimento e Prestação de Contas de projetos culturais, complementando minha formação no ensino superior. A interação com os instrutores e colegas proporcionou um ambiente de aprendizado imersivo e estimulante, permitindo uma valiosa troca de experiências. Estou entusiasmado para aplicar todo o aprendizado adquirido em futuros projetos culturais e contribuir de maneira significativa para a comunidade cultural da cidade. Agradeço sinceramente à Fundação Cultural por compreender as necessidades da comunidade artística e proporcionar momentos como esse, que fortalecem e impulsionam a cultura local.”

A idealização das oficinas partiu da Fundação Cultural a partir de demandas da cadeia produtiva do setor artístico-cultural, bem como orientações dadas pelo Ministério da Cultura e os Comitês de Acompanhamento da Lei Paulo Gustavo em Santa Catarina. “Em contrapartida, os futuros proponentes estarão qualificados e preparados para lançarem seus primeiros projetos neste e em outros editais que virão, com oportunidades diversas para a cultura de Guabiruba” completa Elivelton Reichert, assessor cultural.

A Fundação Cultural informa que os Editais para a Lei Paulo Gustavo estão em fase de elaboração e passarão pela Comissão de Elaboração, Acompanhamento e Fiscalização dos Editais da LPG em Guabiruba (CEAFE), com representações do setor público e da sociedade civil. A previsão é que os documentos sejam publicados até o final de julho.

Missa de ação de graças celebra os 120 anos do Colégio São Luiz

A Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus da Província Brasil Meridional, esteve reunida em Brusque, na manhã desta sexta-feira, 7 de julho, para as comemorações dos 120 anos do Colégio São Luiz. A missa de ação de graças, celebrada às 8h, na igreja Matriz, contou com a presença de padres que atuam no Colégio, Faculdade, Casa Padre Dehon, Convento Sagrado...
Continuar lendo...

Colisão frontal entre carro e bicicleta deixa jovem ferido em Brusque

Um adolescente de 16 anos foi levado ao pronto-socorro do Hospital Azambuja após uma colisão frontal entre um carro e uma bicicleta. O acidente aconteceu na tarde de sábado (8), por volta das 16h28, na estrada geral Serra do Moura, no bairro Santa Luzia. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, quando as guarnições chegaram ao local, encontraram o adolescente de 16 anos sentado na via. Ele estava consciente e orientado, com um ferimento na...
Continuar lendo...

Carro pega fogo após bater em muro no Santa Terezinha

Na madrugada deste domingo (9), por volta das 00h41, o Corpo de Bombeiros de Brusque foi acionado para atender a ocorrência de incêndio em veículo na rua Santos Dumont, no bairro Santa Terezinha. Segundo informações dos militares, no local foi verificado que o princípio de incêndio havia atingido o compartimento do motor de um Ford/Focus, após o mesmo ter colidido contra um muro. Os bombeiros informaram que foram utilizados 100 litros...
Continuar lendo...