Festival Nacional da Cuca encerra com chave de ouro

O final de semana em Brusque foi marcado por muita doçura e bom público na 10ª edição do Festival Nacional da Cuca. E para encerrar mais uma edição de sucesso, no final deste domingo (9), foi escolhida a melhor cuca do Brasil. A vencedora foi a cuca de queijo com coco e creme de nata, feita por Viktoria Soares Nunes que é moradora de de Itajaí.

A coordenadora do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial (ACIBr), Emily Dognini, expressou sua satisfação com o sucesso de mais um Festival Nacional da Cuca.

"Só tenho a agradecer a todos, às panificadoras, a cada pessoa que trabalhou. Não são apenas as pessoas que estão aqui dentro, mas também muita gente trabalhando por fora. Agradeço a toda imprensa e a todos que contribuíram. O evento foi um sucesso. Tivemos um público estimado de 15 mil pessoas nos dois dias e vendemos cerca de 5 mil cucas."

Emily também comentou sobre o nível da competição, destacando a alta qualidade das cucas entregues pelos participantes.

"É com muito orgulho que vemos pessoas da nossa região vencendo esse concurso e buscando esse prêmio tão disputado. As cucas entregues pelos participantes foram de altíssima qualidade."

A diretora de turismo da Prefeitura de Brusque, Rafaela Maestri, também comentou sobre o evento.

"Recebemos cerca de 15 mil pessoas nos dois dias, com mais de 5 mil cucas vendidas. Foi um fim de semana extremamente cultural e gastronômico, onde as famílias puderam aproveitar e conhecer o melhor que Brusque tem a oferecer, a Cuca Nota Dez do Brasil. Estamos muito satisfeitos e já convidamos a todos para o próximo ano, que será ainda melhor."

Viktoria Soares Nunes, vencedora do concurso, expressou sua felicidade e compartilhou a emoção de ter participado do evento e conquistado o prêmio.

"Estou muito feliz, pois me esforcei bastante e quis trazer uma receita tradicional da minha família, que é muito querida. Saindo de Itajaí, as pessoas se perguntavam o que uma pessoa de Itajaí estava fazendo em Brusque, fazendo cuca. Então, quis muito trazer esse título não apenas para mim, mas também para minha cidade e para as pessoas que confiam no meu trabalho. Dedico muito esse prêmio aos meus clientes que me apoiam diariamente. Essa vitória é deles, da minha família, dos meus amigos e dos meus mentores. Esse prêmio significa tudo isso para mim."

Viktoria também falou sobre a inspiração por trás da cuca vencedora.

"A minha cuca é uma cuca de queijo com nata, uma receita tradicional da mãe de criação da minha avó. Porém, adicionei um toque pessoal para torná-la um pouco única. Deu muito certo e estou muito feliz."

O pódio ainda contou com Graciano Kreusch em 2ª lugar com sua cuca cocada; e Darlin Maike Carbonera em 3ª lugar, com sua cuca de abacaxi flambado.

O Festival Nacional da Cuca é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Brusque e do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr). A presidente da ACIBr, Rita Cássia Conti, comemorou o sucesso da edição do festival.

"Fico muito feliz por ser presidente em um momento como esse, em que celebramos o associativismo, a família e os sabores das cucas. É fantástico ver o núcleo das panificadoras realizando esse evento tão especial, o Festival da Cuca. Tivemos um recorde de público. É muito gratificante ver concorrentes unidos e conversando, vendendo o mesmo produto e alcançando sucesso para todos. O núcleo trouxe essa edição para preservar a tradição alemã, e a vencedora foi praticamente uma cuca tradicional, de nata com queijo. Realmente resgatou aquela tradição alemã das cucas tradicionais."