Cinco escolas de Guabiruba, juntamente com a cidade parceira Karlsdorf-Neuthard, na Alemanha, se uniram em uma ação conjunta em favor do clima e do bem-estar. No último dia 1º de julho, Guabiruba sediou o passeio ciclístico Pedala Cidade, enquanto Karlsdorf-Neuthard realizou um semelhante no dia 6.
A parceria entre as duas cidades foi estabelecida com base em suas relações amigáveis e esforços em prol do clima. O passeio ciclístico tem como objetivo incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, promovendo a consciência ambiental e os benefícios para a saúde.
Além do passeio ciclístico, uma atividade especial foi realizada em conjunto com alunos dos segundos anos das escolas participantes. Os estudantes foram convidados a produzir desenhos a partir do que aprenderam sobre a importância do uso da bicicleta para a saúde e para o meio ambiente. Essa iniciativa visa despertar nas crianças uma consciência ambiental desde cedo, incentivando práticas sustentáveis e estilos de vida saudáveis.
As escolas de Guabiruba que participaram da ação foram Rosa Rudolf Nicoletti (Planície Alta), Cesário Régis (Lageado Baixo), João Jensen (Holstein), Edeltrudes Wippel Heil (Aymoré) e Paulo Schmidt (Pomerânia). Os alunos dessas escolas mostraram grande entusiasmo e dedicação ao participarem do passeio ciclístico e das atividades de desenho, contribuindo para um impacto positivo tanto localmente quanto globalmente.“Eu adorei participar dessa atividade. É muito legal andar de bicicleta para saúde e para o meio ambiente ", considera a aluna Andressa Seubert, 7 anos, da Escola Paulo Schmidt.
“Eu adorei fazer o desenho. É importante usar bicicleta porque exercita e bate o vento no rosto, e é bom ficar sem telas, além de pedalar com os amigos e fazer as outras coisas”, conta a aluna Danielly Monik Alves, 7 anos, da Escola Reunida Municipal Cesário Régis.
Confira abaixo o depoimento da professora de Arte Daiane Bohn, da Escola Paulo Schmidt:
“A minha experiência em trabalhar com os alunos do segundo ano neste projeto foi gratificante. Eles ficaram muito animados e se sentiram enaltecidos e muito envolvidos. Desta forma, me inspiraram ainda mais para estar criando e executando o conceito de arte do painel. Eles foram fotografados e foi feito uma colagem da fotografia sobre uma bicicleta que eles desenharam. Então eles saem do portal de Guabiruba e pedalam em uma linda ciclovia em caminhos verdejantes em direção a Karlsdorf-Neuthard. Eles desempenharam os desenhos de maneira muito fluida e deram o seu melhor para poder fazer parte desta atividade em parceria climática com a nossa cidade coirmã. Todos juntos no intuito de fazermos o uso da bicicleta para beneficiarmos a nossa saúde e a saúde do nosso planeta e do nosso ar, que é o nosso bem mais precioso. Sem ele não há vida. Assim, nós reduzimos os gases da atmosfera e o aquecimento global. Vejo que as nossas crianças são o futuro do planeta. E quanto mais cedo elas se conscientizarem aos resíduos e poluentes que nós humanos deixamos aqui na terra, assim o nosso lindo planeta que habitamos com certeza nos agradecerá e nos retribuirá com mais beleza e imensidão. Então cabe a nós pensarmos sempre no que estamos semeando e deixando para este universo.”




