Brusque atualiza dados da Dengue da última semana

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, atualiza, nesta segunda-feira (17), os números de casos de dengue e dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, entre outras doenças. E o mais recente levantamento demonstra que o município agora totaliza 126 casos confirmados de dengue em 2023, sendo um na última semana. Além disso, há cinco casos em investigação. Quanto aos focos, nesta atualização eles chegam a 1.037, o que significa que não há novos registros.

Com as novas notificações confirmadas na última semana, os registros de casos de dengue por bairro são os seguintes: Águas Claras - 16; Azambuja - 21; Bateas –11; Cedrinho – 02; Cedro Alto, 01; Centro I – 01; Centro II - 01; Dom Joaquim – 05; Guarani - 03; Limeira – 06; Jardim Maluche – 02; Nova Brasília – 02; Paquetá – 02; Poço Fundo – 01; Ponta Russa - 02; Primeiro de Maio - 13; Rio Branco – 06; Santa Luzia – 01; Santa Rita – 02; Santa Terezinha – 04; São Luiz - 04; São Pedro - 06; Souza Cruz - 03; Steffen - 09 e Zantão - 02. Não há pacientes internados em tratamento em enfermaria hospitalar e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Focos

Os 1.032 focos do Aedes aegypti estão espalhados por 25 regiões da cidade. O bairro brusquense com maior incidência é o Cedrinho, com 80 notificações, seguido por Centro II, 75; Limeira, com 70 focos; Dom Joaquim, 68; Rio Branco, 59; Azambuja, com 58; Limoeiro, 49; Santa Rita, 47; São Pedro, com 46; Bateas, 45; Poço Fundo, com 45; Águas Claras, com 44. A contagem prossegue com o Centro I, com 42; Steffen, com 41; Nova Brasília, com 36; Primeiro de Maio, com 35; Guarani, Cedro Alto, com 30; Souza Cruz, 29; Santa Terezinha, 26; São Luiz, 22 focos. Completam a relação de localidades com registros da presença do mosquito Thomaz Coelho, com 19 notificações; Ponta Russa e Jardim Maluche, 14 e Santa Luzia, com 13 registros do vetor identificados ao longo de 2023.

Orientações

Em caso de sintomas de dengue procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região, para o primeiro atendimento. Após a avaliação será dado o encaminhamento necessário.

Números para denúncias

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, também informa o número de telefone para denúncias, pelo WhatsApp, somente em formato de texto no (47) 98813-0095, ou por ligação, no número 156, da Ouvidoria Municipal.

Águas Negras é campeão municipal de futsal feminino de Botuverá

A equipe do Águas Negras é a grande campeã do Campeonato Municipal de Futsal Feminino de Botuverá. O time venceu o ElitteF.C, nos pênaltis, numa final eletrizante disputada no último sábado (15), no ginásio do Imigrante.   O grande nome do jogo foi Aline Bósio. Numa disputa em particular com Taiane, do Elitte, ela anotou os quatro gols de sua equipe no empate em 4 a 4 e foi fundamental na conquista do título. Aline...
Continuar lendo...

1° Concurso de Poesia abordará os 163 anos de Brusque

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque), em parceria com a Fundação Cultural e a Secretaria Municipal de Educação, anuncia o lançamento do 1º Concurso de Poesias da CDL Brusque, em celebração aos 163 anos da cidade.   O concurso é aberto a todos os alunos matriculados do 5° ao 9° ano das escolas de ensino fundamental de Brusque, sejam da rede pública ou particular. O objetivo é...
Continuar lendo...

(VÍDEO) – Erros de arbitragem em jogo do Carlos Renaux geram polêmica

Neste domingo (16), o Carlos Renaux enfrentou o Santa Catarina em Rio do Sul e acabou derrotado por 2 a 0, em duelo válido pela 8ª rodada da Série B do Campeonato Catarinense. Apesar da derrota, o Vovô saiu de campo classificado para o mata-mata, pois o Caçador perdeu seu jogo e não pode mais alcançar a equipe brusquense na tabela de classificação. Durante o jogo, dois lances para lá de polêmicos chamaram a...
Continuar lendo...