Caixa renegocia R$ 10 milhões em dívidas em 3 dias

A Caixa Econômica Federal informou que já renegociou mais de R$ 10 milhões em dívidas nos três primeiros dias do programa Desenrola Brasil. Foram mais de 22 mil clientes que aderiram ao programa com o banco público. Ainda há espaço para aumentar o número de renegociações uma vez que a Caixa informa que tem 13 milhões de clientes com dívidas.

Segundo a presidente da Caixa, Rita Serrano, o acesso à página do banco na internet subiu de 69 mil acessos diário para mais de 1 milhão “e a maioria procurando informações do desenrola”.  

Rita Serrano acrescentou que o banco ampliou de 96 para 120 meses o prazo máximo para o pagamento das prestações da renegociação, o que dá dez anos. “As pessoas terão duas opções. Elas podem fazer a quitação da dívida com 90% de desconto ou elas podem parcelar isso em 120 meses”, explicou a presidente, que visitou uma agência da Caixa no Guará, região administrativa do Distrito Federal (DF).

“Estamos abrindo todas as agências do país uma hora mais cedo e inclusive temos um caminhão-agência em Santos [SP] em local estratégico para atender. Então há uma expectativa nossa de ter um público grande para renegociar dívida”, completou.  

Brasília (DF) 21/07/2023 - A presidenta da Caixa Econômica Federa, Rita Serrano fala com jornalista em uma agência do banco. A CAIXA abrirá todas as agências com uma hora de antecedência, nesta sexta-feira, para ação voltada ao público do Desenrola Brasil. 
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Presidente da Caixa, Rita Serrano fala com jornalistas sobre o Desenrola Brasil - Joédson Alves/Agência Brasil

A agência do DF visitada pela presidente da Caixa ainda estava vazia no início da manhã desta sexta-feira (20). As pessoas endividadas com as quais a reportagem da Agência Brasil conversou informaram que precisam conhecer melhor o programa antes entrar com o pedido de renegociação. A trabalhadora doméstica Nalva Frazão Muniz comentou que a oportunidade é boa, mas que precisa estudar a proposta melhor. “Eu estou com nome sujo, também preciso limpar”, disse.

Oportunidade e riscos

O programa criado pelo governo federal visa renegociar dívidas de pessoas com nome negativado na tentativa de reativar o consumo no país e estimular a economia. O economista Arthur Wittenberg, do Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (Ibmec), opina que o programa traz oportunidades para as pessoas e para as empresas, uma vez que os consumidores podem voltar a tomar crédito, estimulando a produção de bens e serviços no Brasil.

“O aumento do consumo pode levar as empresas a expandirem sua produção para atender à demanda crescente e essa expansão dos negócios pode resultar em uma maior necessidade de mão de obra, contribuindo para a geração de empregos no país”, explicou.

Wittenberg ponderou, contudo, que há o risco de um novo superendividamento das famílias, o “que pode colocar essas pessoas de volta na mesma condição em que estão atualmente”. Sobre o prazo de 120 meses oferecido pela Caixa, o economista diz que grande parte dos endividados prefere alongar a dívida, mesmo pagando mais juros.

“Pense em alguém que ficou com o orçamento mais apertado em função de uma despesa inesperada ou que perdeu o emprego ou mesmo alguém que não consegue fechar as contas no curto prazo. Vai preferir isso [prazo mais longo]. Nesse caso, o risco para as pessoas é ir alongando muito e contratando outras dívidas. Em dez anos, podem ocorrer diversas alterações na renda das pessoas”, ponderou. 

Acendimento da tocha marca a abertura oficial dos Jogos Comunitários de Brusque

Na noite desta quinta-feira (20), ocorreu a abertura oficial da 28ª edição dos Jogos Comunitários. O evento contou com a presença entusiasmada de atletas, líderes comunitários e homenageados que já fizeram parte dessa competição ao longo dos anos. Além das atividades esportivas, também houve destaque para as manifestações artísticas e culturais, tornando a cerimônia ainda mais especial,...
Continuar lendo...

PSC confirma Osvaldo Quirino para concorrer a vice-prefeito

O Partido Social Cristão (PSC) de Brusque confinou, em convenção realizada nesta sexta-feira (21) o nome do médico Osvaldo Quirino de Souza como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Wilian Molina (MDB). Com isso, fica confirmada a informação já anunciada durante a convenção do MDB de ontem, quinta-feira (20), em que os dois tiveram os nomes indicado s e aprovados para concorrer. A eleição...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Recuperação de rodovias deve demorar um pouco mais

A falta de manutenção nas rodovias que doa acesso a Brusque tem sido motivo de cobrança das cidades vizinhas ao governo do estado. Da Antonio Heil, entre Brusque e Itajaí, à Ivo Silveira, que faz a ligação com Gaspar, à Gentil Archer, no acesso à Nova Trento e ao Vale do Rio Tijucas todas apresentam algum tipo de problema. Coordenador regional de Infraestrutura do governo do estado, o ex-prefeito de Botuverá, Nene Colombi,...
Continuar lendo...