Foi reinaugurada na manhã desta sexta-feira (18) a sede do Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) de Brusque. O espaço fica na Rua Barão do Rio Branco, no Centro. A solenidade teve as presenças de diversos políticos e autoridades, com destaque para a presença do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
O ministro chegou ao local acompanhado da deputada federal Ana Paula Lima (PT) e do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Também estava com ele o presidente estadual do PDT, Manoel Dias, partido do qual Lupi faz parte e que integra a base do governo federal.
Além deles, a mesa de autoridades contou com as presenças da superintendente Sul do INSS, Katia Maria Braga, e, representando o prefeito de Brusque, o procurador geral do município, Rafael Maia Niebuhr de Oliveira.
No discurso, Lupi disse que a Previdência Social tem papel importante, inclusive, na economia. Isso porque milhões de pessoas que ou são aposentadas ou recebem algum benefício contribuem para a movimentação do setor econômico em diversas cidades brasileiras.
“60% dos municípios o Brasil vivem às custas da Previdência Social. Aposentados, pensionistas, que estão doentes, a mulher que tem o nascimento de sua criança. Olha o programa social que é a Previdência Social. E mais: a previdência Social não é favor, é obrigação do Estado, porque as pessoas contribuíram para isso”, frisou ele no discurso.
Segundo o ministro, a média salarial de quem é aposentado, pensionista ou recebe algum dos benefícios da previdência é de R$ 1,7 mil mensais.
De acordo com a direção do INSS, “a nova unidade que abrange, principalmente Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento - foi viabilizada por meio de contrato de Promessa de Permuta de imóvel por imóvel. Já que a estrutura do antigo prédio não oferecia mais as condições ideais de atendimento aos segurados”.
Colaborou Claudio Santos.