Lesados pela 123 Milhas em Brusque podem procurar o Procon

O caso envolvendo a agência de viagens online 123 Milhas respingou na cidade de Brusque também. O Procon passou a receber diversas reclamações e questionamentos esta semana a partir da situação veiculada em nível nacional. Na última sexta-feira (18), a empresa anunciou a suspensão de alguns pacotes e a emissão de passagens na linha promocional, o que pegou muita gente de surpresa.

O diretor do Procon de Brusque, Felipe Hort, disse esta manhã, durante entrevista são programa Rádio Revista cidade, da Rádio Cidade FM, que vários casos começaram a chegar ao órgão. Apesar disso, o volume não chega perto do que se tem registrado em outras regiões do país.

“Pessoas buscando informações sobre essa empresa, porque houve diversos cancelamentos de pacotes. Muitas pessoas acabam comprando pacotes promocionais das empresa (123 Milhas) de forma bastante antecipada as viagens e a empresa acabou enviando emails, notificações de que esses pacotes estariam cancelados e se os consumidores quisessem receber esses valores seriam através de vouchers”, pontuou ele.

Segundo Felipe, o problema todo se deu porque a empresa quis impor uma maneira de fazer o ressarcimento, o que é vedado pelo Código de Defesa do Consumidor. A 123 Milhas encaminhou que o valor pago pelos consumidores nos pacotes seria ressarcido através dos vouchers para serviços futuros, sendo limitado montante por vez. Ele usou como exemplo alguém que pagou R$ 1.000. A pessoa teria, pela proposta da empresa, que dividir esse valor em partes menores e usar uma de cada vez, não recebendo o valor integral pago.

“O consumidor tem o direito de receber o valor de volta, mais eventuais danos. Porque, as pessoas que nos comunicaram já haviam agendado hotel, tiveram gastos com programação daquela viagem. Por conta disso que estamos abrindo as reclamações”, explicou.

O Procon está notificando a empresa para, antes de uma ação mais enérgica na justiça, resolver os casos de forma administrativa.

Levantamento do órgão aponta que, até a publicação deste material, sete pessoas haviam procurado o Procon para obter informações sobre o caso 123 Milhas.

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