Cônsul geral da Itália para SC e PR visita Unifebe

A Unifebe recebeu na tarde desta sexta-feira (25) Eugenia Tiziana Berti, cônsul geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina. Durante sua visita à instituição, a representante da Itália no Brasil ministrou a palestra “O que significa ser um cidadão italiano? ”. A conversa foi realizada presencialmente, às 17h30, no auditório Doutor Germano Hoffmann, no Bloco F, e transmitida ao vivo pelo canal da Unifebe no YouTube. 

Em sua fala, a primeira mulher a ocupar este cargo em toda história do Consulado Geral da Itália em Curitiba explorou o tema cidadania, tratando como uma conexão entre a história e a identidade de um país, enfatizando a importância do idioma para que a pessoa seja efetivamente um cidadão italiano. 

“A discussão sobre cidadania nasceu de forma espontânea porque nesta parte do Brasil, especialmente em Santa Catarina, temos uma presença enorme de descendência italiana e isso, além de ser evidenciado pelo número de pedidos de cidadania, também é um fato afirmado pelos mais de 140 mil italianos registrados na Aire (Registro de Italianos Residentes no Exterior). Nesse sentido que, a cidadania representa a identidade de um povo e está ligada não só à descendência sanguínea, mas sobretudo, a um sentimento de vínculo com os nossos antepassados. Que este sentimento possa ser consolidado, fortalecido e até renovado através dessa conexão entre os antepassados e os nossos jovens. Este foi o objetivo deste encontro e desta conversa”, destacou Berti. 

A reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, agradeceu a presença de Berti e enfatizou a conexão da instituição com a Itália, por meio dos intercâmbios e da ligação cultural e histórica entre os dois países.

“Ao compreender o que significa ser um cidadão, também estaremos explorando conceitos universais de identidade, pertencimento e a importância de preservar a herança cultural. Nossa região tem uma forte conexão com a Itália e, por isso, foi um prazer sediar essa discussão tão pertinente para entendermos e valorizarmos nossas raízes”, salientou. 

Durante a solenidade, acompanhada da agente consular de Blumenau e região, Norma Maria da Rui, a cônsul geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, e o conselheiro do Comitê de Italianos no Exterior para os estados do Paraná e Santa Catarina, Márcio Fumagalli, entregaram em mãos os passaportes para alguns moradores da região, que se tornaram oficialmente cidadãos italianos. 

Em sua estada na Unifebe,  Berti conheceu a estrutura da instituição de ensino e se reuniu com a reitora, com o pró-reitor de hraduação, professor Sidnei Gripa e com a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa, extensão e cultura, professora Edinéia Pereira da Silva. Também participaram da conversa o deputado estadual Vicente Caropreso, o professor e pesquisador de Nova Trento, Juliano Mazzola, e a advogada e egressa do curso de Direito da Unifebe, Beatriz Feuser. 

Em Brusque, cônsul Berti visitou o Museu Histórico do Vale do Itajaí Mirim - Casa de Brusque, onde se encontra toda a documentação da primeira Colônia Italiana em Santa Catarina - Colônia Itajahy Príncipe Dom Pedro (1875), hoje município de Brusque, esteve na Escola de Língua Italiana Professor Fumagalli, na Coordenadoria Regional de Educação e participou do 21º Baile de Gala Brusquense.