A cidade de Botuverá está em clima de festa com a abertura oficial da 29ª edição da Festa Bergamasca. Este ano, os moradores e visitantes podem esperar uma celebração ainda mais grandiosa, com uma mega estrutura preparada para receber a todos com muita alegria e diversão. Além disso, o ponto alto da festa acontecerá no próximo domingo (3), com o aguardado show nacional da dupla Diego e Victor Hugo.
Criada em 1992, a festa que tem como principal propósito dar vigor às tradições ítalo-bergamascas. Ela se destaca por unir pessoas de todas as gerações em torno de uma mesa farta, repleta de pratos típicos, música ao vivo e muita alegria.
Em entrevistaa a Rádio Cidade, o prefeito de Botuverá, Alcir Merisio, enfatiza que este ano a festa promete ser uma das maiores edições de todas. Tudo foi preparado com muito carinho, e o melhor de tudo é que a entrada para todos os dias de festa é gratuita.
"Vai ser um evento muito especial. Esperamos um bom público. Aumentamos o tamanho dos pavilhões, onde terá uma área coberta de aproximadamente 3 mil metros, isso é uma forma de receber toda a população e visitantes com um espaço confortável, onde poderá apreciar os pratos típicos e curtir a festa," comentou o prefeito.
Alcir ainda destacou a missa realizada no domingo, que é a única no Brasil que é feita no dialeto Bergamo.
"No domingo às 10h, a gente tem a nossa tradicional missa Bergamasca, que este ano será rezada pelo padre Alirio, que foi o idealizador dessa missa. Ele terá junto dele o padre Nelson e o padre Bento, que é o pároco da igreja. Mas essa missa bergamasca é especial, pois é a única no Brasil rezada em Bergamo; inclusive, fora da Itália, é a única realizada. Então, para nós, isso é um privilégio poder cultivar essa cultura da nossa língua bergamasca," completou Alcir.
Quem também comentou sobre o trabalho realizado na festa foi o vice-prefeito Valmor Costa, que destacou que mais de 300 pessoas participam da organização da festa.
"Hoje, se a gente for analisar quantas pessoas estão trabalhando na organização, são mais de 300 pessoas. Então, quero aqui dar os parabéns às equipes e a todos da prefeitura, ao nosso parceiro da MK Eventos, que são comprometidos, são pessoas que são para frente e que querem o melhor, para que a festa seja realmente um sucesso, que ela já é," comentou Valmor.
Na edição deste ano, o ponto alto da festa está programado para o próximo domingo, quando pela manhã ocorre a missa no dialeto Bergamo, cultivando as tradições, e à noite, para fechar a festa, tem o show nacional com a dupla Diego e Victor Hugo.
Confira a programação da festa:
SEXTA-FEIRA
(01/09/2023)
19h30 – Abertura Oficial da Festa (Pavilhão Cultural), com:
– Apresentações de Danças Típicas; e
– Apresentação do Coral Giuseppe Verdì.
22h – Show com a banda Manotaço (Pavilhão Principal-Tenda).
2h – Show com o DJ Veltk (Pavilhão Principal-Tenda).
SÁBADO (02/09/2023)
9h – Desfile Cultural, na Av. Paulo VI e Rua João Morelli, no Centro da cidade.
Local: Pavilhão São José – Rua Pe. Carlos Enderlin, Centro. Botuverá-SC.
10h – Abertura do Centro Gastronômico.
12h – Show com atrações locais.
18h – Missa, na Igreja Matriz São José.
19h30 – Apresentações de Danças Típicas (Pavilhão Cultural).
20h – Apresentação do Grupo Girotondo (Pavilhão Cultural).
22h – Show musical com a Banda Tchê Chaleira (Pavilhão Principal-Tenda).
2h – Show musical com a dupla Dany & Rafa (Pavilhão Principal-Tenda).
DOMINGO (03/09/2023)
Local: Pavilhão São José – Rua Pe. Carlos Enderlin, Centro. Botuverá-SC.
10h – Missa celebrada em dialeto Bergamasco e animada pelo Coral Giuseppe Verdì, na Igreja Matriz São José.
11h30 – Apresentação musical do Coral Giuseppe Verdì (Pavilhão Cultural).
12h30 – Apresentação musical do Grupo Girotondo (Pavilhão Cultural).
13h30 – Show musical com Chê Lokedo (Pavilhão Principal-Tenda).
18h15 – Show musical com DJ Monge (Pavilhão Principal-Tenda).
20h – Show musical com a dupla Diego & Victor Hugo (Pavilhão Principal-Tenda).