A submissão de trabalhos para o Encontro de Iniciação Científica do Colégio UNIFEBE tem seu prazo encerrado no próximo dia 10 de setembro. Trabalhos de alunos do Ensino Médio do Colégio UNIFEBE e demais escolas públicas ou privadas de Brusque podem ser submetidas pela página do evento, em colegio.unifebe.edu.br.
Serão aceitos trabalhos em diferentes modalidades. No Artigo Completo, os autores, devem elaborar e submeter sua produção segundo o manual metodológico da UNIFEBE. Já a modalidade Pôster demanda que os autores elaborem a peça, preferencialmente em papel, com de 80 cm por 120 cm, que será usado na apresentação e submetem para avaliação um resumo do tema proposto.
Ainda é possível inscrever trabalhos na Feira de Trabalhos STEAM. Nela, a submissão de um resumo expandido. Os tempos de apresentação para os trabalhos varia de cinco minutos, para os trabalhos inscritos como pôster e 15 minutos, no caso de Feira STEAM e artigo completo. Todas as apresentações são presenciais.
Os trabalhos serão avaliados por dois professores da Graduação da UNIFEBE, com pontuação de 1 a 10. A iniciativa, como relata o supervisor de Pesquisa, professor Daniel Goulart, é uma forma de viabilizar o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos e desenvolvidos durante os cursos e ano letivo. Ele destaca a criatividade e qualidade dos trabalhos que costumam ser inscritos em atividades semelhantes.
“Com o apoio de professores, que tenham o desenvolvimento científico como meta, produzem trabalhados muito bons. Então, esse evento é uma oportunidade de compartilhar esse conhecimento com a comunidade”, descreve.
Valorização da iniciação científica
Para o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, o fato de os trabalhos passarem por uma avalição de professores da graduação da UNIFEBE também é um fator de valorização do Encontro. “Saber produzir conhecimento científico é essencial para o dia a dia”, afirma.
Segundo o diretor, a iniciação científica é um dos focos do Colégio UNIFEBE, não somente na sua produção, mas na promoção de eventos que mantenham esse foco. “É importante que os alunos, já na formação básica, comecem a criar essa compreensão de como realizar uma pesquisa, o passo a passo, tanto de planejamento, definição de objetivos, elaboração da metodologia, revisão bibliográfica, tudo o que envolve a pesquisa, podemos trabalhar desde a educação básica. Por mais que alguns não vão continuar na carreira científica, qualquer cargo ou função que eles desempenhem no futuro podem aproveitar dessas competências de pesquisador”, descreve.