Guabiruba participa da 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura

Na noite de segunda-feira, dia 4, foi realizado um encontro de relevância cultural significativa na região, a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura, que juntou não só Guabiruba, mas também os municípios vizinhos de Botuverá, Brusque e Gaspar. O evento ocorreu no auditório do IFC Brusque e teve como tema "Democracia e o Direito à Cultura".

Profissionais do setor criativo, juntamente com diversos representantes de áreas culturais, se reuniram para participar da iniciativa. O propósito foi promover um diálogo com a comunidade sobre as políticas públicas culturais, com objetivos alinhados à 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), agendada para março de 2024, em Brasília. A etapa intermunicipal desse evento visou propor medidas concretas e selecionar representantes para a fase estadual.

Nessa etapa, foram eleitos representantes tanto da sociedade civil como do poder público. Assim, Janaína Garcia, Thiago Martins, Jaqueline Silva, Jaqueline Jorge, Katia Costa, Elivelton Reichert, Alexandre Souza e Rafaela Kohler assumirão a responsabilidade de levar as propostas até a fase estadual.

“A Conferência demonstrou na prática um vínculo potente de diálogo entre os municípios vizinhos, sobre a manutenção saudável das políticas públicas culturais. Ficamos muito satisfeitos com as propostas resultantes dos debates!”, afirma Jenifer Schlindwein, superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba.

A conferência também contou com uma palestra enriquecedora proferida por Roberto Morauer, renomado ator, diretor, professor e produtor cultural com vasta experiência desde 1994. Em seguida, os participantes se dividiram em grupos para discutir seis áreas específicas, de acordo com os seguintes eixos temáticos:

Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2: Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
Eixo 6: Direito às Artes e às Linguagens Digitais.