Prefeitura atualiza situação epidemiológica da dengue em Brusque

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, atualiza, nesta segunda-feira (11), os números de casos de dengue e dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, entre outras doenças. E o mais recente levantamento demonstra que o município continua com 131 casos confirmados de dengue em 2023, ou seja, nenhum novo caso nas duas últimas semanas. Além disso, não há casos em investigação. Quanto aos focos, nesta atualização eles chegam a 1.054.

Desta forma, os registros de casos de dengue por bairro são os seguintes: Águas Claras - 16; Azambuja - 23; Bateas –11; Cedrinho – 03; Cedro Alto, 01; Centro I – 01; Centro II - 01; Dom Joaquim – 05; Guarani - 03; Limeira – 07; Jardim Maluche – 02; Nova Brasília – 02; Paquetá – 02; Poço Fundo – 01; Ponta Russa - 02; Primeiro de Maio - 13; Rio Branco – 06; Santa Luzia – 01; Santa Rita – 02; Santa Terezinha – 04; São Luiz - 04; São Pedro - 06; Souza Cruz - 03; Steffen - 10 e Zantão - 02. Não há pacientes internados em tratamento em enfermaria hospitalar e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Focos

Os 1.054 focos do Aedes aegypti estão espalhados por 25 regiões da cidade. O bairro brusquense com maior incidência é o Cedrinho, com 81 notificações, seguido por Centro II, 78; Limeira, com 73 focos; Dom Joaquim, 70; Rio Branco, 59; Azambuja, com 60; Limoeiro, 49; Santa Rita, 47; São Pedro, com 47; Bateas, 45; Poço Fundo, com 46; Águas Claras, com 46. A contagem prossegue com o Centro I, com 42; Steffen, com 41; Nova Brasília, com 36; Primeiro de Maio, com 36; Cedro Alto, com 31; Souza Cruz com 30; Guarani com 29; Santa Terezinha, 26; São Luiz, 22 focos. Completam a relação de localidades com registros da presença do mosquito Thomaz Coelho, com 19 notificações; Ponta Russa e Jardim Maluche, 14 e Santa Luzia, com 13 registros do vetor identificados ao longo de 2023.

Orientações

Em caso de sintomas de dengue procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região, para o primeiro atendimento. Após a avaliação será dado o encaminhamento necessário.

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, também informa o número de telefone para denúncias, pelo WhatsApp, somente em formato de texto no (47) 98813-0095, ou por ligação, no número 156, da Ouvidoria Municipal.

Brusque abre venda de pacote para os próximos jogos em casa

Visando os outros dois jogos decisivos no estádio Augusto Bauer pela segunda fase do Campeonato Brasileiro, o Quadricolor continua nesta semana com um pacote de ingressos com promoções para sócios torcedores e para o torcedor em geral.As partidas serão contra Operário e São José. A torcida do Marreco tem até a domingo para adquirir o pacote pelo site ingressonacional.com.br. Caso o torcedor prefira comprar de forma individual,...
Continuar lendo...

Homem sofre parada cardíaca após se engasgar com coxinha

Um homem de 49 anos sofreu uma parada cardiorrespiratória após se engasgar com um pedaço de coxinha. O incidente ocorreu no final da tarde do último sábado (9), na cidade de São Bento do Sul. De acordo com informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 18h, uma equipe se deslocou até o local e encontrou a vítima, um homem de 49 anos, deitado no interior de sua residência já sem pulso. Os...
Continuar lendo...

Sabor Guabiruba está com inscrições abertas para estabelecimentos

O festival gastronômico, muito querido na cidade, está prestes a realizar mais uma edição dedicada à culinária alemã. O Sabor Guabiruba está programado para 13 a 22 de outubro. Para participar, os estabelecimentos podem se inscrever gratuitamente até 25 de setembro, através do formulário online disponível clicando aqui. O festival está aberto a todos os estabelecimentos que oferecem alimentos e bebidas,...
Continuar lendo...