A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, a partir deste mês, aumentará a oferta de próteses dentárias pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) disponibiliza próteses desde 2013. Antes eram entregues mensalmente 62 unidades. A partir de agora, com o novo credenciamento dos laboratórios, serão entregues 95 mensais, o que representa um aumento de mais de 53% na produção.
Aproximadamente 255 pacientes estão na fila de espera, aguardando consulta com o cirurgião dentista especialista em prótese dentária. Ainda restam pouco menos de 300 próteses a serem finalizadas do contrato anterior que encerrou-se em abril, causando atraso nos serviços. Mais de 300 próteses dentárias estão sendo finalizadas para esses e para os próximos pacientes que eventualmente necessitarem.
“Recentemente, a Secretaria de Saúde homologou novo contrato com o laboratório que presta o serviço, com ampliação de 50% da produção mensal (...) neste novo contrato, a ideia é que o paciente receba a prótese em até quatro semanas, sendo uma consulta por semana para cada etapa do processo”, destaca o coordenador e responsável técnico pela saúde bucal do município, Edison Luiz Estevão Filho.
Todo paciente que necessitar de prótese dentária deverá procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro. Lá, o cirurgião dentista clínico geral fará a avaliação e indicará, ou não, o uso. Neste momento, ocorre o encaminhamento para o CEO.