As boas notícias não param de chegar em Guabiruba. Na manhã desta sexta-feira (15), além da assinatura da construção da nova quadra poliesportiva do Sesc, o prefeito Valmir Zirke anunciou que a cidade se tornou comarca e em breve ganhará um Fórum da justiça, além do Registro de Imóveis.
Segundo Zirke, o pedido para a cidade se tornar uma comarca do Judiciário já é antigo. Tanto ele quanto o prefeito de Botuverá vinham fazendo esse pedido ao Poder Judiciário. Depois de algum tempo, a solicitação foi aceita.
"Olha, eu digo que é uma conquista, porque nós vínhamos cobrando isso do Poder Judiciário desde 2020, quando já tínhamos ganhado a eleição. Fomos a Florianópolis conversar com o presidente do tribunal, junto com o prefeito de Botuverá, que na época era o prefeito Nene, e o vice já tinha sido eleito também, pedindo para que isso acontecesse com a nossa cidade. Porque não é só o Fórum, mas tantas outras coisas importantes vêm junto, como o Registro de Imóveis. Hoje, nós temos que sempre nos deslocar até Brusque. Então, digo que é algo de que não estaremos mais dependentes de Brusque também. Somos uma cidade que iniciou com Brusque, mas tudo o que conseguirmos trazer para dentro da nossa cidade nos deixa feliz", explicou o prefeito de Guabiruba.
Zirke comentou que o presidente do poder Judiciário esteve na região e pode conhecer as cidades, além disso, ele agradeceu a participação do desembargador Carlos Civinski, que ajudou na vinda do Fórum.
"Faz uns dois, três meses que o presidente do Tribunal de Justiça esteve aqui. Inclusive, me comentou isso também. 'Prefeito, eu sempre vinha para Guabiruba por causa do Schuma', então eu o trouxe para ele ver como a cidade cresceu, como isso é importante para nossa cidade. E hoje eu recebi então a notícia, e eu digo que temos que agradecer também ao doutor Carlos Civinski, que hoje trabalha junto ao Poder Judiciário em Florianópolis, pelo esforço que ele fez para que isso saísse do papel. Então, para nós, é motivo de alegria, e tenho certeza de que a cidade está feliz", comentou Zirke.
Por fim, o prefeito de Guabiruba falou que a ideia da comarca é que seja Guabiruba e Botuverá, devido à proximidade das cidades e para facilitar nos processos.
"Desde o início, conversamos com o prefeito de Botuverá para ver se há interesse deles virem junto conosco para que Guabiruba se torne a comarca junto com Botuverá. Isso facilitaria até porque é um juiz para o qual as pessoas têm mais facilidade de chegar do que em Brusque, também pelo poder aquisitivo que Brusque tem e pela demanda de processos", finalizou Zirke.