Guabiruba sedia 1° Encontro Estadual do Pelznickel

Neste sábado (16), a Sociedade do Pelznickel de Guabiruba (SC) reuniu diversos apaixonados pela tradição do personagem natalino, que encanta - e em alguns momentos também assusta - a população no fim do ano. Cerca de 55 pessoas participaram da 1º Penznickeltag, que teve como objetivo compartilhar experiências, resgatar a origem cultural e também promover integração entre os "Papais Noéis do Mato".

Segundo o presidente da Sociedade, Vandrigo Kohler, o evento foi muito gratificante e certamente terá novas edições. "A Pelznickeltag já era uma ideia de uns tempos atrás e agora conseguimos concretizar. Fizemos convites a várias entidades que representam essa cultura. Já estamos pensando em uma próxima, para cada vez mais ter essa união e troca de experiências entre todos que mantêm viva essa tradição", destaca.  

A programação teve uma apresentação do turismólogo Andrei Müller, ex-secretário de Turismo de Guabiruba, que destacou a relevância do personagem e o potencial do Pelznickel como produto turístico. Na sequência, Fabiano Siegel, que é conselheiro e ex-presidente da Sociedade, deu uma verdadeira aula sobre a origem da tradição que dá vida ao Pelznickel. 

"As pessoas sabem o que é, participam, mas muitas vezes não sabem da sua origem. Então, a gente trouxe um pouco disso pra eles, quanto mais você conhece a história, melhor você faz. Muitos turistas vêm para Guabiruba e querem conhecer, saber de onde veio, mas muitas vezes os "Pelznickels" não sabem responder. Tivemos bastante participação, inclusive de pessoas que a gente nem conhecia, mas vieram conhecer mais sobre a história", explica.

*Troca de experiências*

Pelznickel desde criança, o morador do bairro São Pedro, Darlan Rudolf (35), faz parte do grupo Spitzkopf – von Petter-Strabe e viu na 1º Pelznickeltag uma oportunidade de conhecer a vivências de outros participantes.  
"Comecei aos 7 anos. A gente fazia a roupa do Pelznickel com caixa de papelão, colocava um cano, algodão no rosto, um pouco de barba de velho e saia pela rua brincando. Era uma brincadeira, virou uma tradição que foi crescendo. Quantas crianças e idosos esperam chegar o Natal para ver o Pelznickel? Isso não tem preço que pague, é uma gratidão imensa", conta.  

Admirador da cultura, o brusquense Adilson Vohs Junior (31), se prepara para começar a se vestir de Pelznickel e viu no encontro a oportunidade de conhecer melhor a essência da tradição. "Morei a vida inteira em Brusque, mas vinha passar os Natais na Guabiruba e cada vez fui me encantando mais. Recentemente me mudei para cidade, depois de casar, e daí mesmo que eu tive mais apreço por essa cultura e veio o interesse em entrar para a sociedade e poder atuar nesse trabalho tão bonito. Foi um evento bem proveitoso", define. 

*Importância para o município*

Segundo o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, é uma alegria ver as pessoas continuando essa tradição. "É uma satisfação dizer que isso é nosso e temos que manter. Não podemos e não vamos perder isso. Vemos crianças também participando, já para levar adiante essa cultura tão bonita, que é dos alemães. As pessoas que aqui nos visitam, conhecem hoje Guabiruba pelo Pelznickel. Da nossa parte, o que a gente puder ajudar para que isso venha a crescer cada vez mais, estamos à disposição desse trabalho tão bonito que é feito em nossa cidade", afirma. 

A superintendente da Fundação Cultural, Jennifer Schlindwein, elogiou a continuidade dos trabalhos da Sociedade do Pelznickel ao longo do ano. "A gente sempre destaca que a Cultura está na alma do povo, está além do nosso trabalho, de nossas atividades, está na nossa alma. E a Sociedade traz isso", comenta. 

A secretária de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Letícia Fischer, também prestigiou o encontro e parabenizou a organização pela importância do evento.

Brusque enfrenta o Operário no Augusto Bauer na noite de hoje

O Brusque Futebol Clube entra em campo na noite deste domingo (17) pelo Campeonato Brasileiro da Série C.  O jogo será contra o Operário de Ponta Grossa, no estádio Augusto Bauer, a partir das 19 horas, com transmissão ao vivo pela Rádio Cidade FM. Na manhã deste sábado (16), o Brusque encerrou a preparação para encarar o adversário.  O técnico Luizinho Lopes comandou o último treino no...
Continuar lendo...

Rompimento de redes pode gerar falta de água em vários bairros

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque (Samae), infoma que houve rompimento de suas redes de água tratada. No bairro Limeira, foi em uma adutora de 250mm. Já na rua São Leopoldo, defronte à empresa Florisa, houve o rompimento de rede de água tratada de 60mm em dois pontos. No final da manhã, também houve rompimento de uma adutora de 200 mm na rua Carlos Graf, esquina com rua Augusto...
Continuar lendo...

Super Sábado Fácil movimenta bairro Dom Joaquim

Dezenas de famílias aproveitaram a manhã de sol neste dia 16 de setembro para participar do Super Sábado, evento realizado pelo Núcleo de Dom Joaquim da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque). O evento aconteceu no pátio da Paróquia Santa Catarina e contou com atividades para todos os públicos.  Durante o Super Sábado, o público aproveitou a aferição de pressão arterial e glicemia,...
Continuar lendo...