(VÍDEO) - Destinação de lixo industrial volta a ser debatida em Guabiruba

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Guabiruba desta terça-feira (19), os vereadores voltaram a debater as resoluções sobre a coleta de resíduos industriais. O Diretor de Meio Ambiente do munícipio, Alôncio Schirmer, esteve presente, a fim de esclarecer alguns pontos que norteiam o tema.

A coleta de resíduos na cidade de Guabiruba é realizada pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). Contudo, a entidade foi notificada por órgãos ambientais, por conta de irregularidades na destinação dos resíduos industriais, já que é necessário um aterro industrial, distinto do orgânico, para o despejo correto deste lixo.

O projeto Retalhos do Bem, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), com objetivo de impulsionar as práticas de ESG (Environmental, social and Governance) e reaproveitar as sobras de tecidos, surge como uma alternativa para a coleta dos materiais descartados pela indústria têxtil.

Alôncio Schirmer foi questionado pela reportagem da Rádio Cidade sobre as ações que o poder público guabirubense deve tomar para mitigar os impactos desta alteração.

“Nós não somos o único município, mas sim um deles que foi proibido de levar esses resíduos até o local. Então, procurando solução, encontremos através da FIESC. Esse programa que foi ressaltado (Retalhos do Bem), que vem de um projeto social, onde de repente a gente consiga alinhar essa solução, através dos empresários, das confecções, para que a gente ache uma solução que seja bom pra todo mundo e pro meio ambiente”, destacou o Diretor de Meio Ambiente de Guabiruba.

A vereadora Maria Simone Fischer (MBD) destacou o impacto negativo da alteração do serviço para as empresas da cidade, e ressaltou que legislativo e executivo trabalham juntos para solucionar o problema.

“Confesso que fiquei muito feliz quando eu vi que esse trabalho (Retalhos do Bem) tem um apoio grande da. Isso sempre dá mais confiabilidade e uma segurança maior pra gente. A gente viu aqui no centro da Guabiruba muitos fardos com esse retalho, que nos perguntamos se não tem o que se fazer com isso? Então, eu penso que é um um projeto legal. Lógico, a gente tem que ver as dimensões que isso pode ganhar pra futuro, pensar lá pra frente, mas penso que hoje seria a nossa melhor alternativa”, declarou a vereadora.

Solicitaram licença

Os vereadores Cristiano Kormann e Ricardo José Schlindwein, do Progressistas, solicitaram pedido de licença de 30 dias por motivos particulares. O afastamento solicitado começa a valer a partir de 01/10.

Cristiano Kormann fez o uso da palavra para justificar o pedido de licença e destacou que o ato faz parte de um acordo de gratidão entre os candidatos do Progressistas nas últimas eleições, além de citar a representatividade de Denise Fernandes, mulher e PcD. A suplente assume junto a Vito Jeske.

Ordem do dia

- Segunda votação referente ao Projeto de Lei Ordinária nº 22/2023, que "DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA PARA O EXERCÍCIO DE 2024 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Segunda votação referente ao Projeto de Lei Ordinária nº 24/2023, que "DISPÕE SOBRE A QUALIFICAÇÃO DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Deliberação sobre o Requerimento nº 18/2023.

- Deliberação sobre o Requerimento nº 19/2023.

- Deliberação sobre o Requerimento nº 20/2023.

- Deliberação sobre o Requerimento nº 21/2023.

Todos foram aprovados por unanimidade.