A preocupação com o uso exagerado e sem controle da internet virou tema de trabalho escolar. Estudantes das Escola Dom João Becker, no Jardim Maluche, em Brusque, realizaram atividade para chamar atenção e alertar para o problema.
O Projeto Dieta Digital, a onda agora é navegar com responsa, foi idealizado pelo professor Alcino Müller, da disciplina de Língua Portuguesa, e amparado pela direção a escola. Participaram, ainda, a professora de artes, Sandra Hodecker, e os responsáveis pelo Laboratório Maker, Andrea Belli e Jacson Azzini.
Além de palestras sobre o tema, os estudantes confeccionaram modelos de aparelhos celulares, nos quais mensagens foram inseridas nas telas. Entre elas “Não esqueça de navegar pelo lado bom da vida”, “Não deixe o celular atrapalhar seu sono e nem seus sonhos”, “Vida editada, cheia de curtidas, revela vazio”, entre outras.
Entre as informações de alerta estão dados como o de que crianças estão gastando de quatro a sete horas por dia nas redes sociais. Algo que tem trazido sérios problemas que vão desde concentração, dificuldade de sono e problemas de ordem psicológica.
O nome Dieta Digital faz alusão à piopular dieta alimentar. A ideia é afirmar que você pode consumir qualquer alimento e não prejudicar a saúde e,principalmente, o peso. Isso desde que com controle, sem excesso.