Delegacia virtual emite mais de 29 mil atestados de antecedentes em nove meses

Implantado há nove meses pela Polícia Civil de Santa Catarina, o serviço de Atestado de Antecedentes online emitiu 29.036 certidões via delegacia virtual. Isso significa que mais de 29 mil pessoas não precisaram ir até uma delegacia de Polícia para obter este documento. Por dia são emitidos 124 atestados e, apenas nos últimos sete dias, foram disponibilizadas 985 certidões.

Antes, era preciso ir até uma delegacia de Polícia para solicitar o documento, o que demandava tempo do cidadão e dos policiais. Hoje basta preencher o formulário online na delegacia virtual para obter o documento. A ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) em parceria com a Gerência de Tecnologia da Informação (Getin) da Polícia Civil de Santa Catarina.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, este tipo de mudança é um exemplo do uso da tecnologia a serviço do cidadão. “Além de facilitar para o cidadão, que obtém o documento na hora, libera o policial civil para a sua atividade-fim”, destacou Ulisses.

O Atestado de Antecedentes é emitido mediante conferência de alguns critérios de pesquisa no sistema de segurança pública e somente para pessoas que possuem RG emitido em Santa Catarina.

Caso o solicitante resida em outro estado e tenha RG de outra unidade da Federação, deve procurar uma unidade policial para atendimento.

Secretaria de Turismo de Santa Catarina participa de feira em Buenos Aires

A Secretaria de Estado de Turismo de Santa Catarina (Setur) participa da Feira Internacional de Turismo (FIT) que vai até o próximo dia 3 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina. O objetivo é destacar o potencial turístico do estado e apresentar sua nova marca turística. A FIT é um dos eventos mais importantes do setor na América Latina, reunindo 1.400 expositores das 24 províncias argentinas e mais de 400 representantes de mais de 45...
Continuar lendo...

Homem é preso por agredir companheira no Poço Fundo

Neste sábado, por volta das 17h45, a Polícia Militar de Brusque recebeu um chamado urgente relacionado a um caso de violência doméstica, no bairro Poço Fundo. A vítima, uma mulher que solicitou a ajuda das autoridades, informou que seu marido, ao chegar em casa, iniciou uma série de agressões físicas contra ela.   Diante da gravidade da situação, a equipe da Polícia Militar foi prontamente despachada...
Continuar lendo...

Estatuto da Pessoa Idosa faz 20 anos e demanda revisão

Da vida de jovem à terceira idade, foi como um instante. Na adolescência, a mineira Maria de Fátima Lopes sonhava ser professora, mas o pai proibiu. Ele disse à filha que, como mais velha, deveria largar a escola no ensino fundamental para ajudar a cuidar dos seus oito irmãos. Aos 21, pensou em voltar à escola. Dessa vez, a proibição veio do marido. Afinal, para ele, mulher tinha como primeiro dever ficar com os filhos. O primeiro trabalho...
Continuar lendo...