Defesa Civil atende 55 ocorrências nas últimas 24 horas

Até às 12h desta quinta-feira (5), a Defesa Civil de Brusque contabilizou 55 ocorrências atendidas durante as fortes chuvas que caíram no município e em toda a região. A maior parte são os deslizamentos em residências, que totalizaram 24 até o momento. 

Em relação às chuvas, o agente da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugik, ressalta a trégua ocorrida nas últimas 24 horas. Segundo o servidor, na cidade, foram 26,88 milímetros de lâmina d’água. Todavia, em todas as cidades da região, os quantitativos foram inferiores a 10 milímetros.

“Esse acumulando vai baixando com o passar das horas”, complementa Edevilson. “Em relação ao rio Itajaí Mirim, ele segue baixando em todas as cidades à montante, e aqui em Brusque, na última medição, estava em 3,77 metros. Ele segue baixando bem e a tendência é que siga baixando nas próximas horas”, finaliza.

Saída da calha

Conforme projetado pela Defesa Civil de Brusque, durante a madrugada desta quinta-feira (5), o rio Itajaí Mirim novamente saiu de sua calha, atingindo a cota máxima de 6,78 metros, por volta de 1h. Conforme Cugik, após este período, o curso fluvial iniciou processo de baixa. 

Ainda conforme as previsões realizadas durante as últimas 24 horas, na faixa das 7h de hoje, as águas retornaram para a calha natural do rio, atingindo um nível de 3,65 metros, quase o seu nível normal. “A tendência é que ele siga esse processo de baixa, até que ele atinja o seu nível normal, já que não tivemos índices de chuva altos em Botuverá e em Vidal Ramos”, explica Cugik.

Confira as ocorrências e os bairros afetados: 

Deslizamentos em Residências: 19 ocorrências - Bairros: Águas Claras, Azambuja, Dom Joaquim, Limeira, Nova Brasília, Poço Fundo, Primeiro de Maio, Limeira Baixa, Santa Luzia, Santa Teresinha, São Pedro, Steffen e Zantão.

Deslizamento em via pública: 2 ocorrências - Bairro: Águas Claras.

Risco de Deslizamento: 20 ocorrências - Bairros: Águas Claras, Azambuja, Bateas, Cedrinho, Poço Fundo, Primeiro de Maio, Santa Luzia, São Pedro, Sousa Cruz, Steffen e Volta Grande.

Alagamento em Residência: 2 ocorrências - Bairro: Azambuja.

Alagamento em Via Pública: 3 ocorrências - Bairro: Jardim Maluche, Primeiro de Maio e São Pedro.

Risco de Queda de Muro: 1 ocorrência - Bairro: Dom Joaquim.

Risco de Queda de Árvore: 1 ocorrência - Bairro: Poço Fundo.

Enxurrada: 1 ocorrência - Bairro: Volta Grande.

Rompimento de Tubulação: 1 ocorrência - Centro II.

Total: 55 ocorrências. 

Danos humanos:

Desalojados: 5 pessoas
Desabrigados: 4 pessoas

Quatro ficam desalojados e cinco desabrigados em Brusque

Quatro pessoas ficaram  desabrigadas e cinco desalojadas em Brusque por conta da situação da chuva das últimas horas.  Defesa Civil de Brusque continua monitorando as consequências das chuvas. Após o encerramento do boletim das 18h de ontem, quarta-feira (4), não foram registradas novas ocorrências, totalizando 42 até então. O nível do Rio Itajaí Mirim permanece estável. Segundo a Defesa...
Continuar lendo...

O que fica depois que a água volta para o leito do rio

Muita sujeira. Esse é o cenário após a água do Rio Itajaí Mirim baixar na manhã desta quinta-feira (5), após o transbordamento ocorrido ainda na tarde de ontem, quarta-feira (4), galhos, garrafas e até placas derrubadas pela força da água podiam ser vistos nas primeiras horas do dia. Por volta de 07h, a equipe de reportagem da Rádio Cidade FM percorreu os principais pontos nas imediações ou acessos...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Caminhão se arrisca e avança sobre a água acumulada

Um caminhão quase ficou preso na água durante madrugada desta quinta-feira (5) em Brusque. Foi por volta de 1h da manhã, na Avenida Arno Carlos Gracher, a beira rio margem esquerda, próximo ao Sesc. A reportagem da Rádio Cidade fez o flagra na ocasião. As imagens mostram o volume de água considerável na pista, em um trecho já característico pelos alagamentos, no cruzamento com a Rua Moritz Germano Hoffmann. O...
Continuar lendo...