Entenda a razão de se limpar a Beira Rio, mesmo com novas chances de alagamentos

Tanto na última quarta-feira (4), quanto neste domingo (8), assim que o rio Itajaí Mirim voltou para a sua calha, as equipes da Secretaria de Obras, que estão de plantão ininterrupto, já iniciaram a limpeza das duas margens da Beira Rio. 
 
A ação rápida, mesmo que a via venha a alagar novamente, garante que todo entulho, lama e areia sejam removidos da pista antes de endurecer, o que triplicaria a dificuldade de devolver a trafegabilidade para a via. Em resumo, este trabalho ocorre em razão das graves consequências que podem surgir no trânsito, com uma limpeza que seria muito mais demorada e custosa.
 
“Se não for realizada sempre que possível, todo o material que está ali será compactado. Ou seja, vai demorar muito mais para limpar, mais pessoal precisará trabalhar, mais máquinas precisarão ajudar, mais dinheiro será gasto e demoraria mais tempo para a liberação da via para o tráfego”, comenta o agente da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugiki.
 
Último boletim
 
O último boletim da Defesa Civil aponta que Brusque, desde o início das chuvas, registrou 36 ocorrências. O Rio Itajai Mirim encontra-se estável em todas as cidades. Em Brusque, o último nível medido indicava 4,25 metros. Nenhuma pessoa precisou de abrigo ou alojamento até o momento. Nas últimas horas, a cidade registrou 25,81 milímetros de chuvas. Brusque agora se encontra em nível amarelo de atenção.
 
Cugiki enfatiza que desde o momento em que o Rio atingiu o pico de 6,76 cm, começou a diminuir. “ Ele voltou para a calha por volta das 8h, e segue estabilizado com mais de 4 metros, tanto aqui quanto em outros municípios, e isso é um bom sinal. O que pode ocorrer é o aumento de chuvas na região, fazendo com que o rio volte a sair da calha nos pontos frequentes (...) nesse momento, as maiores preocupações são com as questões de deslizamentos. Pedimos atenção das pessoas que moram em barrancos, para que acionem a Defesa Civil caso haja riscos de deslizamento” finaliza.

(VÍEO) - Defesa Civil atualiza informações para o início da tarde de domingo (8)

A Defesa Civil de Brusque realizou um novo boletim às 12h22 deste domingo (8), com as atualizações acerca da situação das chuvas e do rio Itajaí-Mirim. São 36 ocorrências atendidas, sem nenhum desabrigado ou desalojado até o momento. O nível do rio segue em estabilidade, com 4,32m às 13h09. A tendência, com a estiagem da chuva, é a manutenção deste nível. Em caso da retomada de...
Continuar lendo...

(EXCLUSIVO) - FCF dá o aval para a realização de jogo do Brusque

Uma comitiva da Federação Catarinense de Futebol (FCF), capitaneada pelo Presidente Rubens Angelotti, esteve presente no Augusto Bauer no início da tarde deste domingo (8). Após avaliação da condição do gramado, a entidade deu parecer favorável para a manutenção da partida por parte da CBF. O árbitro da partida, Sálvio Pereira Sampaio, realizará nova avaliação das...
Continuar lendo...

(ATUALIZAÇÃO) - Confira a situação de momento em diversos pontos de Brusque

Apesar da continuidade da chuva neste domingo (8), o rio Itajaí-Mirim segue em tendência de baixa. Às 11h45 a Defesa Civil de Brusque informou em seu site oficial que o nível atual do rio é de 4,24m. Na madrugada, o nível chegou a 6,76m. A reportagem da Rádio Cidade esteve em diversos pontos da cidade e registrou a situação no Emma 2, Ponte do Trabalhador, Ponte Estaiada e Santa Luzia (foto enviada por ouvinte da Rádio...
Continuar lendo...