O Colégio São Luiz recebeu na manhã desta sexta-feira (6), sete estudantes do Séminaire du Sacré-Couer, do Quebec, no Canadá. Elas integram a equipe de vôlei da instituição canadense e estão em intercâmbio no Brasil.
Esta é a segunda etapa da parceria entre o Colégio São Luiz e o Séminaire du Sacré-Couer, duas instituições que integram a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ). Em abril, as estudantes que formam a equipe de vôlei do colégio de Brusque passaram três semanas no Canadá e, agora, é a vez de receber recepcionar as atletas canadenses na cidade.
Joana, Océane, Mia-Lee, Mara, Juliete, Gabrielle e Ellie estão acompanhadas do técnico do time, Gilbert Landry, e da mãe de Mara, Marie-Josee. Eles ficarão em Brusque até o dia 21 de outubro.
As intercambistas estão hospedadas na casa de alunas do Colégio São Luiz e durante os dias que passarão na cidade, vão acompanhar toda a rotina da instituição. Na manhã de sexta-feira, o grupo foi acolhido pela direção e apresentado a todas as turmas da colégio, como forma de criar uma aproximação entre os estudantes brusquenses e canadenses.
A coordenadora pedagógica do Colégio São Luiz, Cintia Cardoso, destaca a importância desta troca cultural para toda a comunidade escolar. “Temos o nosso programa bilíngue e esta é uma grande oportunidade de nossos alunos conviverem com pessoas que vivem em outro país, e exercitarem com elas o inglês. As alunas vão assistir as aulas, que são em português, mas serão acompanhadas sempre por um estudante nosso, que vai auxiliar”.
O diretor, padre Silvano João da Costa, afirma que a aproximação entre a instituição de Brusque com outras educacionais dehonianas ao redor do mundo é algo que vem sendo pensado há muito tempo e agora começa a se concretizar. “Temos mais de 40 educacionais espalhadas pelo mundo e queremos estreitar laços e criar pontes para que nossos alunos e professores possam fazer esse intercâmbio linguístico e cultural, que é uma experiência que amadurece e favorece a autonomia”.
O padre destaca que o intercâmbio é uma oportunidade de crescimento para os jovens e, por isso, a ideia é ampliar esse projeto. “Desejo que seja um momento de troca de experiência cultural e de crescimento para todos”, enfatiza.
Primeiras impressões
As alunas chegaram na quinta-feira, 5, em Brusque. Foram recebidas nas casas das famílias onde ficarão pelos próximos dias e também já tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura da cidade, participando da abertura da 36ª Festa Nacional do Marreco (Fenarreco).
As primeiras impressões são positivas. Elas destacam o carinho com que foram acolhidas por todos, a beleza da cidade e também a natureza, que é bem diferente do Canadá. Outro ponto observado é a proximidade do colégio com o Centro da cidade e as casas dos estudantes, algo que não é comum em Quebec. As adolescentes aprovaram a estrutura do Colégio São Luiz, principalmente, a ampla área externa.
“Espero viver uma cultura diferente, ver coisas diferentes e ajudar as alunas a crescerem”, diz o professor Gilbert Landry