Plantar árvores ao longo da extensão das margens da avenida Beira Rio, em Brusque. Essa foi a proposta apresentada pelo vereador Marcos Deichman (PATRI) durante a sessão desta terça-feira (17) da Câmara Municipal. A proposta, que não é novidade, busca, segundo o parlamentar, criar uma área de sustentação contra erosões nestes espaços, além de possibilitar ambientes de proteção e lazer para quem frequenta o local com caminhadas.
Segundo o vereador, há vários focos de erosões tanto na margem esquerda quanto na margem direita da beira rio. Por isso, é importante se criar um plano para contenção.
"Acho viável que se faça um estudo para plantio de árvores específicas, que não atrapalhem o escoamento da água e, também, na manutenção de calçadas e tudo mais", pontuou Deichmann.
O vereador Nick Ângelo Imhof (MDB) foi contrário à proposta, embora se trate apenas de uma sugestão para que a Prefeitura faça um levantamento a respeito do assunto. Para ele, o plantio de árvores nas margens da beira rio vai tirar a essência e a proposta original do trajeto.
"Ela foi criada para ser um canal extravasor do rio. O fato de servir como via de trânsito, uma estrada para acesso aos bairros, é uma segunda função dela. Temos que preservar o canal extravasor", destacou.