Deliberação de comissão de Saúde pega Comusa de surpresa

Uma decisão da comissão Intergestores Bipartite (CIB), ligada à Secretaria de Estado da Saúde, retirou do Conselho Municipal de Saúde de Brusque (Comusa) a atribuição de dar aval ou não a convênios para credenciamento de serviços de oncologia em unidades hospitalares da cidade. A medida pegou de surpresa o órgão, que programou para ontem, quinta-feira (19) reunião extraordinária apara deliberar acerca de pedido feito pelo Instituto Imas, que gere o Hospital Imigrantes, para fornecer o serviço.

De acordo com o presidente do Comusa, Robson Zunino, com essa deliberação, que é datada de 28 de setembro deste ano, quando a CIB se reuniu, todos os convênios desta natureza podem ser celebrados diretamente entre as unidades hospitalares que buscarem o credenciamento e a Secretaria de Estado da Saúde, através das gerências regionais de Saúde, subordinadas à pasta.

“Como conselheiros de saúde, ficamos muito tristes em saber que o estado retirou essa atribuição dos conselhos. Porque isso enfraquece o Conselho Municipal de Saúde. Sabemos que há um enfraquecimento, porque essa decisão da CIB não afeta só esse pedido de agora. Todos os pedidos de (credenciamento) de média e alta complexidade não passarão mais pelo Conselho Municipal de Saúde”, destaca Zunino.

Isso, na avaliação dele, tira o poder de fiscalização e de avaliação da sociedade, representada nos conselhos de saúde por representantes de diversos setores.

A deliberação da CIB emitida em 28 de setembro tema s assinaturas da secretária de estado da Saúde, Carmem Zanotto, e da presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e coordenadora da CIB, Sinara Regina Landt Simioni.

Robson Zunino explica que o pedido de credenciamento de unidades para oferecer o serviço precisa ser aprovado na Comissão Intergestores Bipartite por unanimidade. A comissão é formada por 18 pessoas, sendo nove representantes do governo do estado e outros nove de secretarias municipais de Saúde.

Em Brusque, além do Imigrantes, o hospital de Azambuja também vem buscando credenciamento junto ao governo do estado e, consequentemente, o Ministério da Saúde, para oferecer o serviço de tratamento em oncologia (câncer).

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira (20) a parcela de outubro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 3. Neste mês, o benefício terá um adicional para mães de bebês de até seis meses de idade. Chamado de Benefício Variável Familiar Nutriz, o adicional corresponde a seis parcelas de R$ 50 para garantir a alimentação da...
Continuar lendo...

Havan lança Bike Xperience, espaço interativo dedicado às bicicletas

Entre os meses de outubro a março de 2024, os amantes do ciclismo poderão vivenciar uma nova experiência na loja Havan, em Brusque, no espaço Bike Xperience. São 500 metros quadrados dedicados às bicicletas das marcas Free Action e MORMAII, numa parceria entre a varejista e a Free Action. Com um conceito de “uma loja dentro da outra”, o ambiente traz ao público um grande volume de bicicletas divididas entre 49 modelos de diferentes...
Continuar lendo...

Livro sobre 60 anos de Guabiruba tem participação da reitora

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, é uma das organizadoras do livro Guabiruba 60 anos de emancipação: Nossa história, cultura e tradição. A obra, que será lançada neste sábado (21), às 10h, na Câmara Municipal de Guabiruba leva também o selo da Editora da instituição.  No material, organizado pela Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC) - Seccional de Guabiruba,...
Continuar lendo...