Com o intuito de melhorar, acrescentar, e trocar experiências, o Zoobotânico de Brusque realizou o primeiro Acampa Silvestre. A ação reuniu diversos alunos e profissionais da área, em um acampamento de três dias e duas noites no parque.
No total, 45 pessoas, entre alunos e profissionais, marcaram presença no evento, sendo 20 para estudantes de medicina veterinária, 10 para ciências biológicas, cinco para zootecnia e 10 vagas para os profissionais da área do Poder Público Municipal, fora os palestrantes.
Diversos temas foram abordados nos três dias de estudo: Importância do Zoobotânico e manutenção da biodiversidade, com Gabrielle Muller; Medicina preventiva e bem-estar em Zoobotânico com Milene Zapala; Anestesia de mamíferos em Zoológico com professor adjunto da FURB, Adil Salomão; Estratégias de bem-estar e enriquecimento ambiental com o veterinário Rafael Ruck Fortino; Manejo e contenção de répteis e aves com o biólogo Lucas do Vale; Laserterapia em animais silvestres e exóticos, veterinária Catharina Fonseca Coelho; Quiróptero: uso de rede de neblina com o professor adjunto da Unisul, Moisés Rodrigues dos Santos.
Além das palestras, os grupos realizaram diversas atividades na prática: vistoria em animais, manuseio de espécies, gincanas, rodas de conversas e enriquecimentos ambientais diurnos e noturnos.